Vendée Globe Real e Virtual - 19-11-2020

O LinkedOut, de Thomas Ruyant, vem batendo recordes de velocidade e distância percorrida num único dia

O LinkedOut, de Thomas Ruyant, vem batendo recordes de velocidade e distância percorrida num único dia

Líderes mais próximos

LinkedOut e APIVIA mais perto do HUGO BOSS

Conforme os barcos que disputam a nona edição da Vendée Globe passam para o Atlântico Sul, diminuem as distâncias que os separam

Quase metade dos 32 veleiros na Vendée Globe 2020-21 já cruzou o equador. E, ao contrário do que se esperava, depois disso as distâncias entre eles diminuíram. A vantagem do inglês Alex Thomson (Hugo Boss) para o segundo colocado, o francês Thomas Ruyant (LinkedOut) caiu para menos de 18 milhas. E a distância para o terceiro colocado, o também francês Charlie Dalin (Apivia) é de 47 milhas. Portanto, o que parecia um passeio para o Hugo Boss (que já chegou a ter 200 milhas de vantagem) mudou completamente nas últimas 24 horas. Agora, é uma disputa acirrada entre três dos barcos IMOCA de última geração e mais sofisticados da classe.

Um dos motivos para as distâncias terem encurtado foi o crescimento de performance dos barcos que perseguem o Hugo Boss. Por exemplo, o Apivia estabeleceu ontem a marca de 476 milhas náuticas (883,1 km) em 24 horas (singradura), enquanto o LinkedOut conseguiu no dia 16 nada menos do que 508 milhas percorridas (941 km). Em termos de velocidade, o LinkedOut já atingiu 21,2 nós, e o Apivia, 20,2 nós.

O único abandono até o momento foi de Nicolas Trussel (Corum L'Epargne), por perda do mastro.

Classificação (dez primeiros) neste dia:

1. Alex Thomson (Hugo Boss)
2. Thomas Ruyant (LinkedOut)
3. Charlie Dalin (Apivia)
4. Jean Le Cam (Yes We Cam!)
5. Kevin Escoffier (PRB)
6. Louis Burton (Bureau Vallée 2)
7. Boris Hermann (Sea Explorer - Yacht CLub de Monaco)
8. Yannick Bestaven (Maître Coq IV)
9. Sam Davies (Initiatives Cœur)
10. Sébastien Simon (Arkea Paprec)

O Apivia, no momento, ao lado do LinkedOut, é um dos barcos com melhor desempenho

O Apivia, no momento, ao lado do LinkedOut, é um dos barcos com melhor desempenho

O único abandono até agora foi, ironicamente, do veleiro mas recente da Classe IMOCA, o Corum L”Epargne

O único abandono até agora foi, ironicamente, do veleiro mas recente da Classe IMOCA, o Corum L”Epargne