Vendée Globe Real e Virtual - 20-11-2020

O casal Romain e Samantha, enquanto aguardava a largada da Vendée Globe, em casa alugada em Les Sables d’Olonne

O casal Romain e Samantha, enquanto aguardava a largada da Vendée Globe, em casa alugada em Les Sables d’Olonne

Rivais e companheiros

separados e unidos pela Vendée Globe

Samantha Davies e Romain Attanasio deixaram o filho de nove anos com os avós, e, cada um em seu veleiro, competem pela primazia familiar na mais perigosa regata do mundo

Samantha Davies (Initiatives-Cœur), atualmente na 9ª posição da regata, enviou uma pequena e rápida mensagem de seu veleiro ao pôr-do-sol de hoje, reportando que seu veleiro “está seguindo rápido para o sul, tudo bem a bordo”. Em seguida, contou que sentira desânimo no dia anterior “acho que em razão do cansaço acumulado desde a largada, provável reação a duas noites quase sem dormir, e ainda passando pelo estresse de saber que o Romain subira no alto do mastro de seu barco para reparos, e depois não ter tido notícias dele por várias horas. Felizmente, tudo correu bem”.

Sim, a inglesa Sam Davies e o francês Romain Attanasio, ambos competindo nesta Vendée Globe, são um casal, com o filho Rubem, de 9 anos, torcendo por ambos enquanto aguarda na casa dos avós maternos o final da regata. Romain Attanasio (Pure – Best Western), atualmente em 16º lugar, revela, por sua vez, que todos os dias procura, nos boletins meteorológicos, saber como estarão os ventos e ondas na região onde navega o Initiatives-Cœur. Sabem que existe perigo nesta circum-navegação, e embora preocupem-se um com o outro, estão competindo individualmente com determinação.

Sam Davies, 46 anos, e Romain Attanasio, 43, são um casal único, juntos desde que se conheceram quando de uma regata há pouco mais de dez anos. Como publica uma revista, “a mais francesa das mulheres inglesas e seu namorado francês estão noivos. Por alguns jogos verbais, podemos detectar o amor e a admiração que eles têm um pelo outro”.

Desde os 13 meses de idade, Ruben está acostumado a que seus pais sigam em seus veleiros, separados ou juntos. Romain participa de sua segunda Vendée Globe, enquanto Sam, da terceira. Romain acredita na competência de sua companheira, embora conte que fará de tudo para vencê-la. E vice-versa, Sam não vai facilitar as coisas. Aliás, ela já conseguiu um quarto lugar, na Vendée Globe de 2008-09, e anseia por um pódio desta vez.

Além de velejadora competitiva, Sam Davies se inspira com a Initiatives-Cœur (Iniciativas do Coração), associação voltada para tratamento e ajuda a crianças nascidas com malformação, com sede na França e atuando em países onde não existe estrutura para auxílio e cirurgias.

Durante a Vendée Globe, para cada novo seguidor nas contas do Facebook e Instagram do veleiro Initiatives-Cœur, os patrocinadores doarão 1 euro para a associação. Uma cirurgia custa em média 12.000 euros. O desafio para Sam Davies é conseguir seguidores suficientes para operar sessenta crianças.