Vendée Globe real e virtual - 18-11-2020

vg2020-20200929-hugoboss-vgbi-1491-low-resolution-vi.jpg

No Hemisfério Sul

Alex Thomson cruzou hoje o Equador

O inglês Alex Thomson (Hugo Boss) cruzou hoje a linha do equador em dez horas (menos um minuto). Embora sem bater o recorde, conseguiu 79 milhas de vantagem para o segundo colocado, o francês Thomas Ruyant

Na Vendée Globe anterior, de 2016-17, o inglês Alex Thomson (Hugo Boss) estabelecera o melhor tempo para o trecho entre o porto de largada (Les Sables d’Olonne) e a linha do equador, com 9 dias, 7 horas e 2 minutos. Com as novas e sofisticadas tecnologias integradas aos veleiros IMOCA, principalmente os modernos hidrofólios, havia muita expectativa de que este ano o recorde anterior fosse melhorado. No entanto, as condições meteorológicas desfavoráveis da primeira semana de regata não permitiram: desta vez, Thomson fechou em praticamente dez horas (faltou apenas um minuto).

De qualquer modo, o inglês conseguiu uma diferença impressionante para o segundo colocado, o francês Thomas Ruyant (LinkedOut), de 5 horas e 47 minutos, e distância de  79 milhas. O terceiro colocado agora é o francês Charlie Dalin (Apivia), seguido de Jean Le Cam (Yes We Cam) e Kevin Escoffier (PRB).

É preciso notar que, após a passagem do Hugo Boss em 2016, nada menos do que cinco veleiros cruzaram a linha dentro da diferença de cinco horas para o então líder. Neste ano, apenas o LinkedOut o conseguiu. A vantagem do Hugo Boss é muito grande (chega a 200 milhas para o quinto colocado, PRB) e a tendência é aumentar ainda mais, pois os ventos estão promissores até os barcos chegarem aos 40 graus sul.

Enquanto isso, na regata virtual (também já no Atlântico Sul), definitivamente, o grupo oeste (do qual meu barco faz parte) é o que está se dando melhor. Contudo, desviei o MinutoNautico um pouco mais para leste do grupo, pois um sistema de baixa pressão (fraco), combinado com um leve deslocamento da alta pressão do Atlântico Sul para leste, pode eventualmente permitir um caminho mais curto para o Cabo da Boa Esperança. Vamos aguardar mais dois dias para a situação se confirmar ou não.