XX Copa Suzuki de Vela
Copa Suzuki 2020
27 equipes na raia
Texto: Eduardo Grigaitis - Fotos: Aline Bassi / Balaio
Vento sul marcou a volta às competições de oceano em Ilhabela
Dois dias de competição com fortes ventos sul no Canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, marcaram a retomada das regatas da 20ª Copa Suzuki, Circuito Ilhabela de Vela, no último fim de semana.
Vinte e sete equipes participaram da segunda etapa da Copa, que recomeçou no sábado, 19, com uma regata de percurso longo para as classes IRC e RGS, e nada menos que três regatas barla-sota para as classes C30 e HPE 25.
No domingo, dia 20, as condições de vento inconstante, o tempo chuvoso e uma correnteza muito forte no Canal de São Sebastião dificultaram muito as decisões da comissão de regatas. Depois de muito “procurar” uma forma de montar uma boia (vale lembrar que o vento é determinante para o posicionamento das boias da regata), a decisão foi a de fazer uma única regata de percurso médio para todas as classes.
Com isso, o primeiro fim de semana dessa etapa terminou com quatro regatas para as classes HPE e C30 e duas para a IRC e RGS. Os resultados mostram equilíbrio em quase todas, indicando que os campeões, possivelmente, só serão conhecidos na regata final.
Na C30, por exemplo, apenas dois pontos separam as três equipes competidoras.
O barco Caballo Loco, de Mauro Dottori, acumula 7 pontos em quatro regatas, enquanto o Loyalty, de Alexandre Leal, com 8, vem em segundo e o Kaikias/Via Italia, em terceiro, com 9 pontos.
Na HPE, situação parecida, já que o Ginga de Breno Chvaicer, com 8 pontos acumulados, tem apenas um a menos que o Conquest/Ecom, de Marco Hidalgo (9). O Cabron de Demians Pons, o terceiro colocado, com 11 pontos acumulados, está ainda na disputa e qualquer um dos três, dependendo da quantidade de regatas do próximo fim de semana, tem condições de vitória.
Na IRC, a liderança está com a equipe do veleiro Rudá/Blue Seal, de Mario Martinez, que venceu uma regata e chegou em segundo lugar na outra. Em segundo geral, apenas um ponto atrás do Rudá, vem o Xamã, de Flavio Farkouh, com uma vitória e uma terceira colocação. O Inaê/Transbrasa, de Bayard Umbuzeiro Neto, é o terceiro colocado da classe, com um terceiro e um quarto lugares.
Na RGS A, o Zeus, de Paulo F. Moura, vem em primeiro lugar, somando os pontos de suas duas vitórias em duas regatas. Em segundo, com dois segundos lugares, o KaMua, de José L. Ortega.
E, na RGS C, o Comanda, de Emmanuel Nascimento, também com duas vitórias em duas regatas, lidera a classe, com o Brazuca, de Rubens Bueno, na segunda colocação.
A segunda etapa da 20ª Copa Suzuki prossegue na próxima semana, com as regatas finais, nos dias 26 e 27 de setembro.
O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e Fevesp.