Copa Suzuki de vela
Copa Suzuki
retorna em Ilhabela
Após uma pausa devido à pandemia de covid-19, campeonato, que completa 20 anos, será disputado nos próximos dois fins de semana no litoral norte paulista
Saudades de uma regata? Quem não for competir, poderá assistir, pelo celular, ao vigésimo Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Suzuki, que volta às águas do Canal de São Sebastião no próximo sábado, 19 de setembro. Sediado pelo Yacht Club de Ilhabela, o campeonato é disputado por veleiros oceânicos distribuídos nas classes IRC, C30, HPE-25, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa, que retonam o Circuito de Ilhabela ao fim de uma pausa de cinco meses. Após a primeira etapa, realizada em março, a competição foi interrompida devido à pandemia de covid-19. Por isto, em vez das quatro etapas normalmente disputadas, haverá neste ano apenas três — a terceira e última será em novembro.
“Tivemos a responsabilidade de interromper o campeonato quando o cenário era incerto, no início deste ano. Agora, sob um rígido protocolo de segurança, queremos retomar a competição em alto nível técnico, tanto que já estamos nos aproximando de 20 embarcações inscritas em várias classes”, comentou o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, Mauro Dottori, dizendo também que “a expectativa é grande e os cuidados também”.
Para respeitar o distanciamento entre as pessoas imposto pela pandemia, os organizadores do Circuito de Ilhabela decidiram que não haverá nenhuma atividade em terra. Isto significa que, neste ano, não haverá a popular canoa de cerveja depois das regatas, porém, “os participantes não vão passar sem esta tradição”, contou Cuca Sodré, responsável técnico pelo evento. “Vai ser um pouco diferente, mas não menos divertido. Nós vamos levar kits de confraternização para a água, no barco da juria. Ao final das regatas do dia, as embarcações passarão por nós e retirarão os seus kits, fazendo uma comemoração ainda no mar”.
As regatas poderão ser acompanhadas ao vivo por meio do aplicativo gratuito para celular Race QS, disponível nas lojas de aplicativos oficiais, que utiliza dados de geolocalização de celulares embarcados para rastrear o percurso dos veleiros e os transmite para um site. Anote os links para acompanhar o Circuito de Ilhabela:
Regatas de 19 e 20 de setembro - http://raceqs.com/regattas/77994
Regatas de 26 e 27 de setembro - https://raceqs.com/regattas/77993
Entenda as classes de veleiros participantes
Classes C30 e HPE: são veleiros iguais entre si e, portanto, vence quem chega primeiro.
Os veleiros das classes IRC (regra internacional de regatas); RGS (regra brasileira, que é simplificada); e Clássicos (veleiros com mais de 30 anos de construção) são diferentes entre si, e, para que concorram em condições equivalentes (porque, teoricamente, o veleiro maior, mais moderno e mais bem equipado chegará na frente), há uma regra de compensação, que leva em conta o peso, as medidas e o inventário dos equipamentos de cada barco, gerando um rating individual. Este é um fator de correção, que será aplicado após a regata, podendo mudar a posição final do barco — nem sempre quem chega na frente ganha. Isto explica as expressões utilizadas nas competições a vela "tempo real" e “tempo corrigido”, que resulta da aplicação do tal rating sobre o tempo real que um barco levou para cruzar a linha de chegada.