Velejada europeia

Largada da segunda perna da The Ocean Race Europe, em Cascais. Fotos: The Ocean Race

Largada da segunda perna da The Ocean Race Europe, em Cascais. Fotos: The Ocean Race

The Ocean Race

Europe

Por Roberto Negraes

Alemães e portugueses vencem a primeira The Ocean Race Europe, prévia da regata de volta ao mundo The Ocean Race 2022-23

  Com a vitória na classe VO 65 do veleiro português Mirpuri Foundation Racing Team, e na Imoca do alemão Offshore Team Germany, terminou sábado, 19 de junho, a The Ocean Race Europe, uma competição em três etapas (Lorient-Cascais, Cascais-Alicante e Alicante-Gênova), preparatória para a grande regata de volta ao mundo The Ocean Race 2022-23.

  O desempenho do Mirpuri foi simplesmente fantástico: venceu todas as etapas marítimas e também as costeiras! A equipe, que tem como base a cidade de Cascais (próxima a Lisboa), precisa ser levada muito a sério na próxima disputa de volta ao mundo.

  Uma boa e inesperada surpresa entre os VO 65 foi a equipe polonesa Sailing Poland, terminando em segundo lugar na classificação final. Apesar de somar o mesmo número de pontos de outro destaque desta regata, o holandês AkzoNobel, o time polonês levou vantagem por ter se classificado melhor na última etapa costeira.

  Os Imoca, não tão velozes quanto os VO 65, tiveram, contudo, uma disputa bem mais apertada. Somente em Gênova, depois da regata costeira, foi possível conhecer o vencedor: o barco alemão Offshore Team Germany. Em segundo lugar, apenas um ponto distante, ficou o americano 11th Hour Racing Team, e completando o pódio, o francês Linked Out.

  O que disseram os vencedores:

  "Tarefa concluída. Missão cumprida”, comemorou Yoann Richomme, skipper do Mirpuri, ainda a bordo, logo após a chegada. “Acho que gostamos de dificultar as coisas para nós mesmos. Cometemos um engano e achei que acabaríamos sendo ultrapassados por dois concorrentes. Mas conseguimos uma boa recuperação a tempo”.

Desde o início estávamos na liderança foi difícil porque todos os barcos ao nosso redor estavam muito próximos, então foi bastante tenso. E não poderíamos ter finalizado a The Ocean Race Europe de melhor forma do que vencendo a regata costeira em Genova”, concluiu o skipper vencedor.

Bouwe Bekking, capitão do vice-campeão na classe VO 65 Sailing Poland, declarou:

Penso que a The Ocean Race Europe foi um meio soberbo para anunciar ao mundo que a Polônia é um importante mercado em evolução, enquanto demonstra que respeita a sustentabilidade e o meio ambiente. É a chave do sucesso para o futuro”.

  A Ocean Race Europe marca o surgimento de um novo padrão de regata, com todos os barcos, de diferentes classes, tendo tripulações completas (até mesmo os Imoca, tradicionalmente uma classe projetada para navegação em solitário).

  Thomas Ruyant, do Imoca Linked Out, afirmou: “Estávamos ansiosos para começar a competir com nosso Imoca totalmente tripulado. E realmente, muda tudo a bordo, inclusive um pouco do comportamento do barco, em razão do peso maior, as manobras rápidas ficam mais fáceis e bem realizadas. Enfim, temos muitas mudanças, e esta regata na Europa foi uma excelente preparação para a The Ocean Race 2022-23”.

Classificação final da The Ocean Race Europe

Classe VO 65
1º lugar: Mirpuri Foundation Racing Team (Portugal) - 21 pontos
2º lugar: Sailing Poland (Polônia) - 17 pontos
3º lugar: AkzoNobel Ocean Racing (Holanda) - 17 pontos
4º lugar: Team Childhood I (Suécia/Holanda) - 12 pontos
5º lugar: The Austrian Ocean Race Project (Áustria) - 10 pontos
6º lugar: Viva México (México) - 9 pontos
7º lugar: Amber Sail 2 (Lituânia) - 9 pontos

Classe Imoca
1º lugar: Offshore Team Germany (Alemanha) - 16 pontos
2º lugar: 11th Hour Racing Team (EUA) - 15 pontos
3º lugar: Linked Out (França) - 14 pontos
4º lugar: Corum L'Épargne (França) - 7 pontos
5º lugar: Bureau Vallée (França) - 5 pontos

Assista, abaixo, ao vídeo com os melhores momentos da Ocean Race Europe: