The Ocean Race Europe

Os barcos, das classes VO 65 e Imoca, largarão de Lorient (França), rumo a Gênova (Itália)

Os barcos, das classes VO 65 e Imoca, largarão de Lorient (França), rumo a Gênova (Itália)

Uma nova

competição a vela

Por Roberto Negraes

The Ocean Race Europe: aquecimento para a volta ao mundo

  A cada quatro anos, o mundo da vela acompanha com interesse a desafiadora competição de volta ao mundo Ocean Race (ex-Whitbread e ex-Volvo Ocean), disputada por equipes formadas pela elite do iatismo internacional. A próxima edição será em 2022-23, mas o aquecimento começará já no próximo dia 29, com a realização da primeira Ocean Race Europe, regata que abre um calendário de dez anos de corridas, incluindo edições da Ocean Race confirmadas.  

  Com início na cidade de Lorient, na França, a Ocean Race da Europa terá a participação de veleiros das classes VO 65 (projetados para a Volvo Ocean Race) e Imoca 60 (classe repleta de inovações, cujos barcos participam da dificílima regata de volta ao mundo em solitário e sem escalas Vendée Globe).

  Competindo em separado, com cada classe disputando seu próprio troféu The Ocean Race Europa, as flotilhas Imoca 60 e VO65 cruzarão a Baía de Biscaia rumo a Cascais (Portugal), Alicante (Espanha) e Gênova (Itália), onde a regata terminará, no dia 19 de junho.

  Os trechos oceânicos devem durar entre três de quatro dias e todos terão o mesmo peso na pontuação, sendo que ainda haverá duas regatas de percurso durante as escalas, nas quais os três primeiros colocados ganharão pontos de bônus.

Foto: Peter Marshall

Foto: Peter Marshall

  As tripulações poderão ter entre 7 e 8 membros no caso de serem formadas apenas por homens. Equipes que tiverem até duas mulheres, serão autorizadas a ter nove tripulantes; em caso de haver mais velejadoras, o limite será dez componentes. Já equipes 100% femininas terão permissão para levar 11 marinheiras a bordo.

  Até o momento, são sete os barcos da classe VO 65 inscritos, representado sete países: Áustria, Lituânia, México, Holanda, Polônia, Portugal e França, tendo a bordo estreantes e veteranos, como os skippers Bouwe Bekking (Sailing Team Poland) e Chris Nicholson (Akzo Nobel).

  A classe Imoca 60 tem cinco veleiros inscritos, representando a França, a Alemanha e os EUA, mas ainda há a possibilidade de participação de outras duas equipes. “Estamos ansiosos para começar a competir com nosso Imoca totalmente tripulado”, comentou o francês Thomas Ruyant, que, no comando do Linked Out, destacou-se na Vendée Globe 2020-21. “Muda tudo a bordo, inclusive um pouco o comportamento do barco. Em face do peso maior, fica mais fácil realizar manobras rápidas e eficientes, teremos muitas mudanças”.

Lista provisória dos inscritos na Ocean Race Europe

Classe VO 65

Amber Sail (Lituânia)

Austrian Ocean Race Project (Áustria)

Mirpuri Foundation Racing Team (Portugal)

Sailing Poland (Polônia)

Viva Mexico (México)

Akzo Nobel Ocean Racing – (Holanda)

Team Childhood – (Suécia/Holanda)

Classe Imoca

11th Hour Racing Team (EUA)

Bureau Vallée (França)

Corum L’Épargne (França)

Linked Out (França)

Offshore Team Germany (Alemanha)