A próxima Copa América
Desafio aceito
O campeão Emirates Team New Zealand e o inglês Royal Yacht Squadron anunciam a próxima edição da America’s Cup
Nesta sexta-feira, 19 de março, dois dias após o término da 36ª Copa América, o vencedor Emirates Team New Zealand, na condição de defensor, comunicou que o New Zealand Yacht Squadron, clube que representa, aceitou o desafio para a 37ª America’s Cup, lançado pelo Royal Yacht Squadron, representado pelo Ineos Team UK — equipe inglesa derrotada pela italiana Luna Rossa Prada Pirelli na final da seletiva, a Copa Prada.
As datas da próxima edição serão divulgadas mais para a frente, mas as defensor e desafiante já adiantaram que o barco a ser utilizado pelos próximos dois ciclos da America’s Cup continuará sendo o AC75. Leia a tradução do comunicado da aceitação na íntegra:
“Auckland, Nova Zelândia - 19 de março de 2021
O Emirates Team New Zealand tem o prazer de confirmar que o Royal New Zealand Yacht Squadron aceitou um Aviso de Desafio para a 37ª America's Cup (AC37) do Royal Yacht Squadron Racing, representado pelo Ineos Team UK, que atuará como o Desafiante de Registro (Challenger of Record) para AC37.
‘O Royal Yacht Squadron da Nova Zelândia (RNZYS) recebeu e aceitou um desafio para a 37ª Copa América de nossos amigos britânicos de longa data na Royal Yacht Squadron Racing (RYSR)’, disse Aaron Young - comodoro do RNZYS. ‘É ótimo ter mais uma vez o envolvimento do RYSR, visto que foi o primeiro iate clube a apresentar este troféu há mais de 170 anos, o que realmente deu início ao legado da Copa América. Junto com o Emirates Team New Zealand, estamos ansiosos para trabalhar nos detalhes do próximo evento com eles’.
Um Protocolo que rege a AC37 será publicado dentro de oito meses, incluindo as disposições descritas neste comunicado.
Foi acordado que a classe AC75 continuará sendo a classe dos veleiros pelos próximos dois ciclos da America’s Cup, e concordar com isso é uma condição de entrada.
As equipes serão limitadas a construir apenas um novo AC75 para o próximo evento.
Uma única Autoridade de Eventos será nomeada para ser responsável pela condução de todas as regatas e pelo gerenciamento das atividades comerciais relacionadas à AC37.
O Defensor e o Desafiante de Registro averiguarão e combinarão um pacote significativo de medidas de redução de custos de campanha, incluindo medidas para atrair um número maior de Desafiadores e auxiliar no estabelecimento de novas equipes.
Uma nova Regra de Nacionalidade da Tripulação exigirá que 100% da equipe de regata de cada competidor seja portador de passaporte do país do iate clube da equipe em 19 de março de 2021 ou tenha estado fisicamente presente naquele país (ou agindo em nome de tal iate clube em Auckland, o local dos eventos da AC36) por dois dos três anos anteriores antes de 18 de março de 2021. Como exceção a este requisito, haverá uma cláusula discricionária permitindo uma cota de estrangeiros na equipe de regata para competidores de ‘nações emergentes’.
Existem várias opções diferentes, mas pretende-se que o local para a competição seja determinado dentro de seis meses e as datas das regatas anunciadas no protocolo, senão antes.
‘A 37ª Copa América começa efetivamente no momento em que a equipe cruzou a linha de chegada na tarde de quarta-feira’, disse o CEO da Emirates Team New Zealand, Grant Dalton.
‘É muito empolgante ter um novo Challenger of Record para continuar a ampliar a abrangência da America’s Cup globalmente. O AC75 e o alcance de transmissão sem precedentes das emocionantes regatas do impressionante porto Waitemata de Auckland realmente colocaram Auckland e a Copa América na vanguarda do esporte internacional’.”
(Nota: O Challenger of Record da 36ª Copa América foi o clube italiano Circolo della Vela Sicilia, representado pela equipe Luna Rossa Prada Pirelli.)