Transat CIC 2024

Yoann Richomme completou o percurso de cerca de 3.500 milhas entre Lorient (França) e Nova York (EUA), em navegação solo, em 8 dias, 6 horas e 53 minutos

Mais um forte

navegador

Por Roberto Negraes

Francês Yoann Richomme vence a 15ª Transat na classe Imoca

Anteriormente conhecida como Ostar (e apelidada de “A Transat Inglesa”), a tradicional regata transatlântica disputada em solitário da Inglaterra aos Estados Unidos e hoje chamada Transat CIC, com largada em Lorient, na França, foi vencida pelo francês Yoann Richomme (Paprec Arkéa) na classe Imoca, que teve no pódio o alemão Boris Herrmann (Malizia) em segundo lugar e a inglesa Samantha Davies (Initiatives Cœur) em terceiro.

Na Classe 40, venceu o italiano Ambrogio Beccaria (Alla Grande Pirelli), com o francês Ian Lipinski (Crédit Mutuel) como vice-campeão e o francês Fabien Delahaye (Legallais Team Voile) em terceiro lugar.

Na classe Vintage, ganhou o francês Patrick Isoard (Uship pour Enfants du Mekong).

Recorde de competidores
Com a participação recorde de 48 barcos, sendo 33 da classe Imoca, mais 13 da Classe 40 e apenas dois da denominada Vintage (barcos antigos), esta 15ª edição da Transat comprova a extrema dificuldade desta competição. De favoritos como os franceses Jérémie Beyou (Charal) e Paul Meilhat (Biotherm), quando então lideravam a regata, foram muitas as quebras e abandonos. Não é simples vencer o Atlântico Norte e suas fortes baixas pressões com ventos no sentido contrário ao longo do percurso de cerca de 3.500 milhas (6.480 km) da regata.

A vitória de Yoann Richomme consolida seu nome como um dos melhores navegadores da classe Imoca da atualidade. Depois de ultrapassar Charlie Dalin (Macif Santé Prévoyance), seu Paprec Arkéa não perdeu mais a liderança, embora tenha se envolvido num duelo emocionante com Boris Herrmann (Malizia) perto da chegada em Nova York. Seu tempo foi de 8 dias, 6 horas, 53 minutos.

Richomme está se tornando um dos grandes skippers da classe Imoca. Depois de ter participado de algumas regatas da categoria em 2016 e 2017, retornou em 2023 em grande forma, classificando-se em segundo lugar geral da classe no mesmo ano. Em 2024, terminou a Transat Jacques Vabre em segundo lugar e venceu a competição seguinte, denominada Retour à la Base (retorno da Jacques Vabre), superando os nomes tradicionais da Imoca. Agora se consagra com mais uma vitória, e já é um dos favoritos para a Vendée Globe que largará no próximo mês de novembro.

Resultados da Transat CIC 2024

Classe Imoca

1º - Yoann Richomme, França (Paprec Arkéa) - 8 dias, 6 horas e 53 minutos

2º - Boris Herrmann, Alemanha (Malizia) - 8 dias, 9 horas e 12 minutos

3º - Samantha Davies, Reino Unido (Initiatives Cœur) - 8 dias, 12 horas e 41 minutos

4º - Charlie Dalin, França (Macif Santé Prévoyance) - 8 dias, 14 horas e 44 minutos

5º - Maxime Sorel, França (V and B – Monbana - Mayenne) - 8 dias, 15 horas e 34 minutos

 Classe 40

1º - Ambrogio Beccaria, Itália (Alla Grande Pirelli) - 11 dias, 16 horas e 17 minutos

2 º - Ian Lipinski, França (Crédit Mutuel) - 11 dias, 18 horas e 38 minutos

3 º - Fabien Delahaye, França (Legallais Team Voile) - 11 dias, 21 horas e 28 minutos

4 º - Nicolas d’Estais (Café Joyeux) - 11 dias, 23 horas e 56 minutos

5 º - Alberto Bona, Itália (IBSA) - 12 dias, 4 horas e 35 minutos

Vintage

1 º - Patrick Isoard, França (Uship pour Enfants du Mekong) - 16 dias, 21 horas e 22 minutos

2 º - Rémy Gerin, França (Faiaoahe)

Roberto Negraes