Derradeira chance

Regata de retorno à França, após a Transat-CIC, encerra a qualificação dos veleiros classe Imoca para a volta ao mundo em solitário

New York – Vendée

Por Roberto Negraes

Competição é última classificatória para a Vendée Globe 2024

Uma nova regata da classe Imoca terá início no próximo dia 29 de maio, em Nova York (EUA), com destino a Les Sables d'Olonne (região de Vendée, França), no sentido inverso da recém-disputada Transat CIC (antiga Ostar). Esta será a última competição classificatória válida para as vagas ainda abertas para a Vendée Globe 2024. Em 2 de julho, será revelada a relação completa dos barcos participantes mais esperada e importante regata de circum-navegação do mundo em solitário da atualidade.

Em 2016, Jérémie Beyou (Charal, França) venceu e estabeleceu o recorde para essa travessia com o tempo de 9 dias, 16 horas, 57 minutos e 52 segundos. Também é esperada uma nova quebra de recorde de singradura (maior distância percorrida em 24 horas) por um Imoca, atualmente em mãos de outro francês, Thomas Ruyant.

A New York – Vendée 2024 tem 31 veleiros Imoca inscritos (recorde de participantes), sendo 17 franceses e mais 14 barcos de 11 diferentes nacionalidades.

Veleiros Imoca: transoceânicos de regata por natureza