Sydney — Auckland 2021

5ce5dccb-08fb-4319-a4fa-3caccbded6be.png

VEla

na pandemia

Sydney-Auckland, mais uma regata endossada pelo mundo real da vela

Em razão da pandemia de covid-19, o Royal Prince Alfred Yacht Club, da Austrália, adiou a regata Sydney – Auckland para 2022, mas um acordo com a Virtual Regatta permitirá realizar o evento em modo virtual

Uma parceria com a empresa Virtual Regatta vai fazer com que a regata Sydney–Auckland, entre a Austrália e a Nova Zelândia, possa acontecer, só que de modo virtual. Uma nota da assessoria de imprensa da Virtual Regatta explica o interesse nesse acordo: "(…) a oportunidade de conhecermos as reais condições em que o evento adiado seria realizado. Como, por exemplo, os sistemas de alta e baixa pressão nos Mar da Tasmânia, que afetam a rota e a duração da regata. O game usa condições meteorológicas reais, assim os participantes poderão navegar virtualmente em condições de ventos e de mar muito próximas das condições reais durante o período do evento”.

A Sydney–Auckland é uma regata criada pelo Royal Prince Albert Yacht Club (Austrália) em conjunto com o Royal New Zealand Yacht Squadron (Nova Zelândia), unindo duas grandes cidades onde, no hemisfério sul, o esporte da vela é mais popular. O percurso é de 1.250 milhas, num mar imprevisível, sem escalas e, para ter sucesso, é preciso não apenas uma grande preparação e velejada, mas também resistência e autossuficiência.

A regata teria início em Sidney no próximo dia 30 de janeiro e terminaria em Auckland, fazendo parte da celebração pelos 150 anos do Royal New Zealand Yacht Squadron (defensor da 36º Copa América). Contudo, em razão da pandemia de covid-19, foi reagendada para 29 de janeiro de 2022, prevista para ter a participação de veleiros de regata e de cruzeiro, incluindo maxiboats e multicascos, e ainda incorporará um rallye para barcos de cruzeiro.

versão virtual da Sydney – Auckland terá início às 23 horas do próximo dia 29 (horário de Brasília).