Copa Prada - Ineos vai à final

A equipe Ineos Team UK comemora com sir James Ratcliffe, presidente do Ineos Group, a vitória nas round robins: os ingleses estão ávidos para conquistar a Copa América pela primeira vez. Fotos: © COR 36 | Studio Borlenghi

A equipe Ineos Team UK comemora com sir James Ratcliffe, presidente do Ineos Group, a vitória nas round robins: os ingleses estão ávidos para conquistar a Copa América pela primeira vez. Fotos: © COR 36 | Studio Borlenghi

Round Robin 3

Time inglês vence por antecipação

Invicta, equipe inglesa Ineos Team UK garante seu lugar na final da seletiva para a Copa América

  A equipe Luna Rossa Prada Pirelli, da Itália, travou um duelo acirradíssimo com a inglesa Ineos Team UK, mas não conseguiu terminar a perna final na frente. Sua oponente cortou a linha 33 segundos antes, tornando-se a campeã da rodada de match races em que todos duelam contra todos (round robins). Invicto nas cinco regatas que realizou, o time comandado por Ben Ainslie segue direto para as finais, contra o vencedor da semifinal entre Luna Rossa Prada Pirelli e New York Yacht Club American Magic.

Os novos AC75 protagonizam corridas com os barcos a velocidades que podem passar de 50 nós

Os novos AC75 protagonizam corridas com os barcos a velocidades que podem passar de 50 nós

  Com seu AC 75 Patriot muito avariado após a capotagem sofrida durante a round robin 2 e sem poder contar com seu segundo barco, canibalizado para otimizar o Patriot, a equipe americana se esforça para estar pronta para voltar para a raia nas semifinais contra Luna Rossa. Quem vencer disputará o direito de se apresentar como o desafiante na 36ª Copa América com um adversário ávido para pôr as mãos na Copa América há 170 anos. A taça foi criada na Inglaterra, mas nunca na história da cobiçada Auld Mug, ou Velho Caneco, os britânicos venceram uma disputa, apesar de diversas tentativas. “São 170 anos de dor”, segundo Ben Ainslie, skipper do Ineos Team UK, time patrocinado por sir James Ratcliffe, um bilionário da indústria química.

  Para resolver a questão da ausência do time American Magic no penúltimo dia das round robins e cumprir o regulamento da regata, Prada e Ineos começaram uma "corrida fantasma" contra American Magic, suspensa poucos minutos após o início.

  Com a vitória antecipada da equipe Ineos, a última round robin, agendada para domingo, não será realizada, dando aos ingleses três semanas inteiras para se prepararem para a final. Já a equipe italiana voltará para a água no próximo fim de semana, para a briga com os americanos, que correm contra o tempo para deixar seu AC 75 em condições de disputar.

  A invencibilidade do time inglês pode sugerir que a vitória na regata contra Luna Rossa foi fácil, mas não foi. Com dois pontos acumulados, contra quatro pontos dos ingleses, os italianos não tinham outra opção a não ser vencer para assegurar a realização do último confronto desta etapa e tentar passar direto para a final. Na verdade, foi uma das mais, senão a mais renhida match race da Copa Prada até aqui. Houve não menos que nove mudanças na liderança da corrida e velocidades que chegaram a mais de 50 nós!

  Devido às mudanças de vento, que dificultavam a montagem do percurso, a largada foi sucessivamente adiada. Quando o atraso já contava quase uma hora, a equipe Ineos Team UK solicitou um adiamento de 15 minutos, a fim de reparar um problema no cunningham, um dos controles principais da vela grande (regula a testa da vela).

  Com a brisa ainda muito instável, ambos os barcos cruzaram na ponta final da linha de partida, Ineos para barlavento e Luna Rossa para sotavento. A batalha foi acirrada até o primeiro portão, onde Ineos contornou apenas 2 segundos à frente de Luna Rossa.

  No portão 2, quando os barcos rondaram a marca pela esquerda, a liderança britânica aumentou para 9 segundos. No portão 3, a liderança estava com Luna Rossa, 19 segundos à frente. No portão 4, a diferença havia caído para 10 segundos. No portão 5, Ineos contornou a marca com um segundo de vantagem. Rumo à chegada, Luna Rossa protestou ao se aproximar da popa do barco inglês, mas os árbitros não concordaram e seu rival venceu com 33 segundos à frente.

Resultados da Copa Prada

Ineos Team UK - 6 vitórias - 0 derrota - total: 6 pontos

Luna Rossa Prada Pirelli - 3 vitórias - 3 derrotas - total: 3 pontos

NYYC American Magic - 0 vitória - 6 derrotas - total: 0 ponto

PRADAC.SEMIFINAL.jpg

  Por ser o mais bem classificado nas round robins, o Ineos Team UK foi premiado com o troféu Prada Christmas Race, originalmente programado para ser disputado em dezembro passado, às vésperas do Natal, mas as regatas foram canceladas por falta de vento.