Copa América (America's Cup)

m2806_crop169014_2000x2000_proportional_160643948096DA.jpg

PRADA ACWS Auckland e Christmas Race

Primeiros confrontos na disputa da America’s Cup

Por Roberto Negraes

A Prada America’s Cup World Series Auckland, de 17 a 20 de dezembro, reúne quatro AC 75 voadores numa disputa histórica

Entre os dias 17 e 20 de dezembro, quatro equipes internacionais de vela (da Nova Zelândia, Itália, Estados Unidos e Grã-Bretanha) alinharão, pela primeira vez, barcos AC 75 de segunda geração, conhecidos como os “voadores” para disputar as regatas Prada America's Cup World Series Auckland e a Prada Christmas Race, em Auckland, Nova Zelândia.

O evento contará com o veleiro Rehutai, do Emirates Team New Zeland (vencedor do último confronto e em posse atual da Copa América) e o da equipe desafiante, o Luna Rossa Prada Pirelli, além das equipes Ineos Team UK (Inglaterra) e American Magic (New York Yacht Club). Os veleiros monocascos “voadores” se enfrentarão durante quatro dias de competição no Porto de Waitemata e no Golfo Hauraki, este último considerado como "A jóia da coroa de Auckland", pela beleza de suas ilhas.

A primeira regata, entre o Emirates Team New Zeland e o Luna Rossa Prada Pirelli (o desafiante), está marcada para começar poucos minutos depois das 15 horas do dia 17 de dezembro (hora local, 16 horas à frente do horário de Brasília). A segunda disputa será entre o American Magic e o Ineos Team UK (Inglaterra);

A pandemia de covid-19 resultou num certo ingrediente de mistério para esta Copa América. Como cada uma das equipes interpreta ao seu jeito as regras de projeto do AC 75, e ninguém pode testá-las, sabe-se que há diferenças marcantes entre os quatro barcos lançados até agora e, portanto, grande expectativa de vê-los em regata pela primeira vez. Equipados com hidrofólios, os veleiros foram projetados para literalmente voar sobre as águas. Qual deles será o mais veloz?

O formato para os quatro dias da regata já foi definido. Para os primeiros três dias da Prada ACWS Auckland (17 a 19 de dezembro), haverá quatro regatas por dia, quando todas as quatro equipes competirão entre si duas vezes.

O quarto dia (20 de dezembro) foi reservado para a Prada Christmas Race, composta por duas etapas eliminatórias: a primeira consiste de dois confrontos mata-mata, após os quais os vencedores avançarão para a final, enquanto os perdedores correrão uma terceira e quarta disputa que ajudará a decidir a classificação final.

As regatas serão realizadas em uma pista a sotavento, com largada a favor do vento, e durarão cerca de 25 a 30 minutos cada uma. O horário programado é das 15 às 18 horas (hora local), todos os dias, se o tempo permitir. O percurso das regatas será comunicado no próprio dia pela organização do evento, dependendo da direção, intensidade dos ventos e marés. A intensidade de vento permitida é entre 6,5 e 21 nós.

Para as equipes desafiantes, os resultados obtidos na ACWS e Christmas Race contarão na Prada Cup Challenger Selection Series, que será disputada em janeiro e fevereiro de 2021, para definir quem enfrentará o Emirates Team New Zeland, a partir de 6 de março de 2021, de onde sairá o vencedor da 36ª Copa América.

As regatas serão transmitidas na América Latina pelo canal ESPN e poderão ser acompanhadas também no Youtube, Facebook e no site do evento: www.americascup.com.

Nas fotos abaixo, os desafiantes chegando a Auckland