Prada ACWS Auckland - Vitória dos kiwis

Te Rahutai, o barco do Emirates Team New Zeland, foi o vencedor da Prada Cup AWCS Auckland. Fotos: © COR 36 - Studio Borlenghi

Te Rahutai, o barco do Emirates Team New Zeland, foi o vencedor da Prada Cup AWCS Auckland. Fotos: © COR 36 - Studio Borlenghi

Mistério desfeito

Os AC75 mostraram finalmente sua força

Com cinco vitórias e apenas uma derrota em seis confrontos diretos, o barco Te Rehutai, da Nova Zelândia, venceu hoje a Prada America’s Cup World Series Auckland

Com o AC75 Te Rehytai, os kiwis (apelido para neozelandeses) foram os grandes vencedores da recém-disputada Prada America’s Cup World Series, realizada entre os dias 17 e 19 de dezembro em Auckland, na Nova Zelândia. Sua única derrota foi contra o American Magic, do New York Yacht Club. Contudo, no segundo confronto contra os americanos, o Emirates Team New Zeland, atual detentor da Copa América, saiu vencedor.

O AC75 American Magic, do New York Yatch Club, ficou com o segundo lugar

O AC75 American Magic, do New York Yatch Club, ficou com o segundo lugar

Em segundo lugar na Prada ACWS ficou justamente o American Magic, com quatro vitórias e duas derrotas, enquanto o italiano Luna Rossa Prada Pirelli Team terminou em terceiro, com três vitórias e três derrotas (conseguiu uma vitória contra a equipe americana, além de duas contra os ingleses).

Assim, em quarto e último lugar ficaram os ingleses do Ineos Team UK, sem nenhum ponto ganho.

Como foram os match races

A definição do primeiro colocado da Prada ACWS ficou justamente para a última etapa na data de hoje, no confronto entre o Emirates Team New Zeland e o Luna Rossa Prada Pirelli. Como os kiwis estavam empatados com os americanos na pontuação, precisavam vencer os italianos para garantir o primeiro lugar na competição.

Luna Rossa Prada Pirelli, o representante italiano, terminou em terceiro lugar

Luna Rossa Prada Pirelli, o representante italiano, terminou em terceiro lugar

E foi o que aconteceu. O Emirates Team New Zealand venceu a última regata por 16 segundos sobre o Luna Rossa Prada Pirelli, o que lhes deu 5 vitórias e apenas 1 derrota. E logo a tripulação, na “village” da regata, estourava a champanhe diante dos fãs.

Em segundo lugar ficou o New York Yacht Club American Magic (4 vitórias - 2 derrotas); o terceiro foi o Luna Rossa Prada Pirelli (3 vitórias – 3 derrotas); e o quarto, o Ineos Team UK (6 derrotas e nenhuma vitória).

O Britannia, do Ineo Team UK, foi o quarto colocado

O Britannia, do Ineo Team UK, foi o quarto colocado

Foram quatro os match races realizadas no terceiro e último dia da Prada ACWS Auckland, com ventos de 8 a 15 nós. A velocidade mais alta do dia foi obtida pelo barco inglês Britannia, com 43,3 nós; depois pelo Te Rehutai (Nova Zelândia), com 42,6 nós; Luna Rossa (Itália), com 43,3 nós; e Patriot (EUA), com 37,5 nós.

Amanhã, dia 20 de dezembro, teremos, às 15 horas (hora local), a disputa da Prada Christmas Race. O primeiro match race será entre o Emirates Team New Zealand contra o Ineos Team UK, seguido do confronto entre o Luna Rossa Prada Pirelli contra o New York Yacht Club American Magic. Em seguida, os vencedores disputarão a final, e os perdedores um playoff para definir o ranking final.

O vitorioso Peter Burling, timoneiro do Emirates Team New Zeland, declarou depois da vitória na Prada ACWS: “Hoje, estivemos no limite da faixa de ventos definida pela organização. Pudemos notar ao longo do percurso ganhos e perdas inesperados no desempenho, o que tornou a regata complicada. Foi uma corrida dura, mas muito boa com o Luna Rossa. O final, principalmente, foi difícil, com apenas 19 segundos de vantagem. Por outro lado, estamos muito satisfeitos com o comparecimento do público, muitos kiwis vieram assistir e torcer tanto em terra quanto em barcos ao redor da raia”.