Copa América - 36ª edição
desafio lançado
duelo mortal
Começa na próxima quarta-feira, 10 de março, a disputa pela 36ª Copa América. A taça permanecerá na Nova Zelândia ou irá de mudança para a Itália?
Após a vitória da equipe italiana Luna Rossa Prada Pirelli sobre a equipe inglesa Ineos Team UK nas finais da Copa Prada, ficou definida a disputa da 36ª Copa America: como desafiante, os italianos tentarão tomar a prestigiada taça do atual detentor, o Emirates Team New Zeland.
Esta Copa América relembra a edição de 2000, quando os kiwis (neozelandeses), em sua primeira defesa da taça após conquistá-la dos americanos em 1995, enfrentaram e venceram a equipe Luna Rossa por 5-0. Portanto, para os italianos, a disputa poderá ter um gostinho de revanche, mas uma eventual vitória não será fácil. Os barcos da Nova Zelândia já venceram a America’s Cup três vezes, enquanto os italianos, sem vitórias, chegam pela terceira vez como desafiantes.
Programado para começar no dia 6 de março, em razão da pandemia de covid-19, o evento foi adiado para o próximo dia 10 (quarta-feira), e estão programadas nove regatas. O primeiro time a conseguir sete vitórias será o vencedor.
As duas equipes contam com atletas olímpicos e também tripulantes de grande experiência em regatas internacionais. O suficiente para garantir uma disputa de altíssimo nível, de acordo com o prestígio dessa copa que alguns consideram o “santo graal” do iatismo mundial.
A America's Cup foi instituída em 1851 pelo Royal Yacht Squadron, um clube baseado na Ilha de Wight, no sul da Inglaterra. De início, o troféu recebeu o nome de seus criadores, Royal Yacht Squadron Cup, com o evento fazendo parte da Feira Mundial de 1871, realizada na Inglaterra. Com a vitória do veleiro de nome America, enviado pelo New York Yacht Club, as disputas subsequentes receberam o nome da embarcação que “roubou” o troféu dos ingleses.
Os americanos mantiveram o troféu nos 25 primeiros desafios da Copa América, de 1851 a 1980. Somente em 1983 foram finalmente derrotados pelo Black Magic, veleiro australiano do Royal Perth Yacht Club.
Os atores da 36ª Copa America
Duas equipes competirão pela 36ª Copa América: Emirates Team New Zealand, representando o Royal New Zealand Yacht Squadron, e Luna Rossa Prada Pirelli Team, representando o iate clube italiano Circolo della Vela Sicilia.
Para chegar a desafiante, o Luna Rossa derrotou o American Magic, do New York Yacht Club, por 4-0 nas semifinais, para em seguida derrotar o pré-classificado Britania, da equipe Ineos Team UK por 7-1, tirando a esperança dos ingleses de recuperarem o troféu perdido há 170 anos.
O Luna Rossa é comandado conjuntamente por Francesco Bruni e o australiano Jimmy Spithill. Bruni teve participação em três olimpíadas (sem chegar ao pódio), enquanto Jimmy Spithill, bicampeão mundial de vela, comandou a equipe Oracle (EUA) para vitórias na Copa América de 2010 e 2013.
Shannon Falcone, de Antígua e Barbuda, é o único outro membro do Luna Rossa com uma vitória na America's Cup em seu currículo, tendo feito parte da equipe de Spithill em 2013.
O australiano medalhista de prata em Pequim 2008 Glenn Ashby mantém sua posição como capitão do Emirates Team New Zealand, com o campeão olímpico Peter Burling, que fez parte da tripulação em 2017, retornando (como timoneiro), assim como seu colega olímpico Blair Tuke. Outro destaque na equipe é o medalhista olímpico Simon van Velthooven.
Como será o evento
Cada equipe usará um monocasco da classe AC75, medindo — como o nome sugere — 75 pés (22,86 metros) de comprimento. Estes barcos podem atingir velocidades em torno de 50 nós (cerca de 90 km / h), e os dois barcos envolvidos terão uma disputa de melhor de 13 regatas na baía de Auckland, na área leste da cidade. Cinco raias, cada uma com 1,7 milha marítima (cerca de 3 km), foram preparadas para a série. Quem vencer sete regatas será o campeão da Copa América 2021.
A série de 13 regatas estava originalmente agendada de 6 a 15 de março. No entanto, as primeiras regatas da série a serem disputadas foram adiadas para o dia 10 de março, devido ao aumento das restrições anticoronavírus em Auckland.
As competições terão início diariamente às 3:12 UTC (16:12 horas no horário da Nova Zelândia e 00:12 no horário do Brasil) e poderão ser acompanhadas por transmissões ao vivo tanto no Youtube como no Facebook e no site do evento: www.americascup.com.