79ª Sydney Hobart
Largada da Sydney Hobart 2024. Foto: Rolex
Glória e drama
nos Mares do Sul
Por Roberto Negraes
Volvo Open 70 vence a Sydney Hobart 2024, que registrou duas mortes durante a regata
Uma das mais tradicionais regatas oceânicas do mundo —disputada anualmente em águas australianas, com largada sempre no dia 26 de dezembro e chegada na ilha da Tasmânia— a Rolex Sidney Hobart de 2024 teve como fita azul o mesmo barco da edição anterior, o maxi 100 LawConnect (Austrália), que na classificação geral terminou como segundo colocado na categoria IRC.
O vencedor geral da regata, que se estende por 628 milhas (1.163 km) e geralmente é completada em dois dias pelos barcos maiores, foi um Volvo Open 70, o antigo Ericsson 3 Willow, renomeado como Celestial V70 (Austrália). O capitão do Celestial, Sam Haynes, é médico veterinário, dono de uma grande rede hospitalar para animais de estimação e é, também, comodoro do Cruising Yacht Club da Austrália, organizador da regata junto do Royal Yacht Club da Tasmânia.
O projetista do barco, Juan Kouyoumdjian (também conhecido como Juan K), postou em suas redes sociais: “O Celestial foi lançado há 16 anos como Ericsson 3 para a Volvo Ocean Race de 2008-2009 (com Anders Lewander e Magnus Olson como skippers). [Foi] Construído por Killian Bushe no Ericsson Boat Yard, bem como seu barco-irmão Ericsson 4 (vencedor daquela edição, com Torben Grael). As velas foram bem ajustadas para a IRC e algum peso [foi] removido, mas suas qualidades iniciais oferecem boas oportunidades para brilhar novamente. Interessante notar que velejadores veteranos da Volvo ainda estão envolvidos em otimizar e correr com esses Volvo Open 70.”





Acidentes fatais
Em dois acidentes separados, embora semelhantes e com diferença de algumas horas entre um e outro, na primeira noite da regata, dois competidores australianos perderam a vida nesta Sydney Hobart. Eles eram Roy Quaden, de 55 anos, do barco Flying Fish Arctos, que foi atingido pela retranca pouco antes da meia-noite; e, cerca de duas horas depois, Nick Smith, de 65 anos, do Bowline, que, golpeado e jogado pela vela mestra, acabou batendo a cabeça na catraca.
A organização relatou que foi pressionada para interromper a regata, e o vice-comodoro do Cruising Yacht Club da Austrália, David Jacobs, recusou, justificando que “foram acidentes isolados e havia segurança suficiente para resguardar a integridade dos veleiros, além do que os barcos e tripulações participantes são experientes e treinados para situações como estava o mar no momento, com ventos de 30 nós (55,5 km/h) e rajadas de 38 nós (70 km/h), porém mar baixo, com ondas de dois a três metros”. Mais de 20 barcos abandonaram a regata, que teve, ainda outro acontecimento assustador, porém com final feliz.
Esse incidente aconteceu com Luke Watkins, 37 anos, próximo da hora dos dois casos fatais. Ele caiu borda a fora do veleiro Porco Rosso (Austrália) à noite e ficou à deriva ao longo de mais de um quilômetro, até ser resgatado, nas águas frias e perigosas do Estreito de Bass. Watkins acabou preso num bordo do barco na sequência de um gybe chinês (um gybe involuntário, quando a parte superior da vela mestra vai para um lado e a parte inferior fica no outro).
As águas estavam muito agitadas, mas o velejador conseguiu liberar a sua linha de vida e se soltar do barco. Ele contou que estava já uns 200 metros longe do Porco Rosso quando finalmente subiu à tona d’água. Aí, ativou seu localizador de emergência, acionou alguns sinais luminosos e ligou uma lanterna de cabeça que encontrou no bolso. Além disso, depois que o colete salva-vidas inflou automaticamente, ele ficou em posição de sobrevivência (fetal) para se manter aquecido. “Eu engoli um pouco de água salgada. Apenas tentei manter os pensamentos sob controle”, disse o sobrevivente.



Duas vezes fita azul
O comandante Christian Beck com seu maxi de 100 pés LawConnect conquistou a fita azul na Rolex Sydney Hobart Yacht Race pelo segundo ano consecutivo, cruzando a linha de chegada em apenas 1 dia, 13 horas 35 minutos e 13 segundos.
Naquele momento, o Celestial V70, que foi o próximo a completar o percurso, estava pouco mais de 20 milhas (37 km) atrás do LawConnect. Já o terceiro na fila da chegada foi o 100 pés Wild Thing 100, de Grant Wharington.










Resultado Final da Rolex Sidney Hobart 2024 (dez primeiros na categoria IRC)
1º - Celestial V70 (classe Volvo 70 Open, Sam Haynes)
2º - LawConnect (Juan K 100 personalizado, Christian Beck)
3º - Wild Thing 100 (máxi 100, Grant Wharington e Adrian Seiffert)
4º - Caro (Botin 52, Max Klink)
5º - Smuggler (JV TP 52, Sebastian Bohm)
6º - Whisper (JV 62, David Griffith)
7º - No Limit (Reichel Pugh 63, David Gotze)
8º - Cocody (Jpk 11.80, Richard Fromentin)
9º - Mistral (Lombard 34, Rupert Henry)
10º - Ocean Crusaders J-Bird (TP 52, Ian e Annika Thomson)