Visibilidade no posto de pilotagem
Tudo à vista
Como obter a máxima visualização no comando da lancha
Quem conduz uma lancha precisa da melhor visão possível da navegação…
…caso contrário, há sérios riscos de acidentes. Confira, aqui, o que o posto de pilotagem deve ter para oferecer boa visibilidade.
1- Painel escuro - Em navegação diurna, a causa mais comum da falta de visibilidade para o condutor é o topo do painel em cor clara, que, dependendo da posição do sol no horizonte, lança grandes reflexos no para-brisa. Isso é um tremendo incômodo para quem pilota o barco. Quer saber o tamanho do problema? Experimente colocar uma folha de papel branco em cima do painel do seu carro e saia dirigindo, durante o dia. Você entenderá rapidamente a questão. Então, caso o estaleiro entregue sua lancha com o topo do painel na cor branca ou outra que seja clara, contrate rapidamente um especialista para aplicar sobre essa parte um adesivo escuro, combinando com a decoração do barco. Fazendo isto, a visibilidade ficará muito melhor para o piloto. Pode ter certeza.
2- Para-brisa claro - Escurecer o para-brisa é proibido nos automóveis e não nos barcos, como deveria ser também. Durante a noite, ao entardecer e em dias com condições atmosféricas desfavoráveis, os vidros escuros, ainda mais se forem muito inclinados, como na maioria das lanchas, prejudicam um bocado a visão. E, quando isso acontece em lanchas de comando único, é comum o piloto subir no banco para visualizar a proa por cima do para-brisa. Convenhamos, essa posição de pilotagem não é nada confortável.
3- Instrumentos eletrônicos no lugar certo - Já falamos a respeito deste assunto, mas não custa repetir: evite fixar instrumentos de navegação sobre o painel. Quando for instalar um equipamento, tente reagrupar os já existentes, abrindo espaço para o novo eletrônico no painel (e não em cima dele). Mesmo fora da linha de visada do piloto, instrumentos fixados em cima do painel prejudicam a visibilidade.
Assista às Videodicas sobre como garantir a boa visibilidade no posto de comando:
Inscreva-se no canal do Minuto Náutico por Marcio Dottori no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma nova Videodica.