Como montar o painel do barco

Foto: Mozart Latorre

Foto: Mozart Latorre

Organização

dos instrumentos de navegação

Vale a pena arrumar a disposição do painel de pilotagem

Se estiver comprando uma lancha nova ou for reformar a sua, verifique a posição dos controles da motorização, dos eletrônicos de navegação, do rádio VHF e da bússola. Isto porque vale muito a pena reorganizar o painel, para melhorar a leitura dos instrumentos e para desobstruir a visão no posto de pilotagem. Confira as dicas abaixo.  

1.   Posição dos instrumentos do motor - Se os mostradores forem analógicos ou digitais, o painel deve ser montado perpendicularmente à linha de visada do piloto — painéis inclinados prejudicam um bocado a visibilidade. Depois, é preciso escolher cuidadosamente a posição dos instrumentos do motor, conhecidos como “relógios”: os mais importantes, como o conta-giros e o marcador de temperatura e pressão do óleo lubrificante, devem estar bem em frente ao piloto. Se a lancha tiver dois motores, os instrumentos com a mesma função devem ser colocados lado a lado, porque fica mais fácil comparar os dados de ambos ao mesmo tempo.

2.   GPS, sonda e radar - A tendência é, cada vez mais, substituir toda a instrumentação analógica pela digital — obviamente, para isso, devemos ter pelo menos uma segunda tela, que poderá servir de reserva, se uma delas pifar. Desta forma, podemos ter o monitor do instrumento de navegação, como gps, sonda e radar embutido, junto com os instrumentos dos motores. Na maioria dos barcos há instrumentos dos motores analógicos ao lado de modernos eletrônicos de navegação multifuncionais. Neste caso, temos de deixar de um lado do painel a instrumentação dos motores e do outro lado o monitor multifunção (combo) dos eletrônicos, de modo que o piloto visualize muito bem os principais instrumentos do motor e o GPS, ambos dividindo o centro da tela.

3.   Quadro de interruptores, controle dos flapes e das bombas - O quadro de interruptores é instalado, geralmente, abaixo ou ao lado dos instrumentos da motorização, mas precisa estar bem visível. Já, as teclas que acionam os flapes devem ser acessíveis, apesar de sua localização não ser tão privilegiada quanto a dos instrumentos da motorização e dos eletrônicos de navegação. Por sua vez, para os interruptores das bombas, se houver, a tendência é deixá-los sempre ligados, com um sensor de água de acionamento automático, sem a necessidade da intervenção do piloto.

4.   Bússola - Nos barcos mais antigos, é normal ter a bússola sobreposta no painel e, se houver muitos eletrônicos de navegação e pouco espaço, é usual também estarem instalados por cima do painel. Esse arranjo costuma prejudicar muito a visibilidade. Então, ao reconfigurar o painel, tente adotar uma tela multifuncional para os eletrônicos e uma bússola de embutir, que deve ser montada bem em frente ao piloto.

5.   Rádio VHF - O ideal é que o painel de visualização das funções do rádio esteja bem visível ao piloto e que o microfone possa ser acessado facilmente. Embora pareça uma recomendação óbvia, não é o que se vê na maior parte dos barcos.

Assista, abaixo, à Videodica sobre como montar o painel de instrumentos no canal do Minuto Náutico no Youtube. Inscreva-se e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.

Como montar o painel de instrumentos

Marcio Dottori