Manutenção da carreta

Foto: Mozart Latorre

Foto: Mozart Latorre

Carreta de encalhe:

cuidar para não quebrar

Como fazer a manutenção de uma carreta de encalhe de madeira

Frequentemente negligenciada na manutenção, a carreta de encalhe ou rodo-encalhe é peça importante no dia a dia de quem sai para navegar — e, se quebrar, pode causar sérios danos ao barco. Normalmente feita de madeira, tem peças de aço que requerem apenas cuidados simples para durar bastante. Confira, a seguir, algumas sugestões para manter uma carreta de encalhe de madeira sempre pronta para o uso.

1.   Madeira – É suficiente conservar a pintura em boas condições, lembrando que as carretas pintadas são bem mais simples de manter que as envernizadas, que exigem repintura com intervalos bem mais curtos. Pintadas com tinta esmalte, normalmente uma vez por ano, as carretas de madeira terão vida longa.

2.   Parte metálica – É raro encontrar carretas com parafusos de aço inox ou mesmo de aço galvanizado a fogo. O mais comum são as carretas com parafusos de aço com uma leve galvanização comum, que não resiste por muito tempo em água salgada. Por isso, é preciso manter arruelas, porcas e parafusos protegidos por tinta do tipo esmalte — prepare-se para usar suas habilidades para pintar sempre que notar sinais de corrosão mais acentuada nas partes de aço na carreta, o que ocorre em torno de seis meses no mar. Mas isso não é lá uma tarefa muito complicada. Basta tirar o grosso da ferrugem das cabeças dos parafusos, arruelas e porcas com uma escova de aço, passar um conversor de ferrugem (produto que precisa da corrosão para fazer a aderência) e pintar com duas demãos na cor preferida. O eixo e os cubos das rodas também são protegidos dessa maneira.

3.   Pneus - Para conservação dos pneus, basta mantê-los na pressão correta (alguns chegam a 70 psi) e evitar colocar água dentro dos pneus para fazer com que a carreta afunde. Para isso, é melhor colocar lastros de concreto injetado em tubos de PVC amarrados à estrutura da carreta. Pneus com muitas rachaduras devem ser substituídos.

4.   Rolamentos e buchas - Buchas nas rodas são mais duráveis que rolamentos. Por sua vez, os rolamentos facilitam o trabalho dos tratores, pois oferecem muito menos resistência ao rolamento que as buchas. Mas rolamentos exigem inspeção constante e, às vezes, precisam ser trocados a cada seis meses, o que aumenta o custo de manutenção da carreta.

 

Assista, abaixo, às Videodicas sobre manutenção e cuidados da carreta de encalhe no canal do Minuto Náutico no Youtube. Inscreva-se no nosso canal e toque no sino, pra não perder as novidades.

Manutenção e cuidados

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