Proteção para o bote

Fotos: Mozart Latorre

Fotos: Mozart Latorre

Vida longa ao inflável

Capa para o bote

Para fazer o caíque durar muito mais

É fato que barco inflável não tem a durabilidade de um barco de fibra. Porém, muito seguro, com grande capacidade de carga e macio a ponto de não danificar a fibra, o inflável é o tipo de embarcação mais utilizado para apoio. Por isto, vale muito cuidar para prolongar a vida útil do seu caíque, quer seja de PVC ou de borracha. Saiba como:  

1.   Precavenha-se do sol - Provavelmente, os maiores responsáveis pelo “envelhecimento” do barco inflável sejam os raios ultravioleta do sol, razão do primeiro cuidado que devemos ter: proteger o tecido inflável da luz solar. Peça ao seu capoteiro ou tapeceiro para fabricar uma capa, normalmente feita com o mesmo tecido da capota, envolvendo os tubulões infláveis. Essa cobertura, posta acima da linha d´água, protege o tecido do barco também de arranhões e mesmo de produtos que usamos no dia a dia, como bloqueadores solares. O melhor é mandar confeccioná-la antes da fabricação do inflável, para ser colocada durante a construção. Mas, óbvio, precisa combinar a colocação da capa com o fabricante do inflável.

2.   Cuidados na areia – A areia é muito abrasiva e, por isto, acaba danificando o gelcoat na quilha de infláveis com fundo de fibra ou o próprio tecido inflável do bote se o fundo for flexível (do tipo dobrável). Portanto, evite ao máximo arrastar o bote na areia. Todavia, é isto que acontece, na prática, sempre que estamos sozinhos e alcançamos a praia. Então, a dica é instalar no espelho de popa um par de rodas removíveis ou retráteis (na internet, encontram-se modelos importados), lembrando que os pneus devem ser bem largos para não afundar na areia.

3.   Proteja o fundo do bote - Caso não seja possível instalar um par de rodas retráteis ou removíveis na popa, o jeito é aplicar na parte inferior dos tubulões, na popa, reforços de tecido (podem ser do mesmo material do inflável, adquiridos com o próprio fabricante do barco) e encomendar a um serralheiro naval uma placa de aço inox para proteger a quilha. Neste caso, a placa de aço terá de ser fixada com selante de poliuretano de alta aderência e os tecidos, colados com a mesma cola usada para fazer reparos no bote. Tanto a placa de aço inox quanto os tecidos funcionam como material de sacrifício para proteger o que importa: o casco e os tubulões infláveis.

bote com motor e capa-popa-bx-ML_0008.jpg

Assista, abaixo, às Videodicas sobre como fazer o inflável durar mais. Inscreva-se no canal do Minuto Náutico no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.

Bote de apoio com rodas