Gerenciamento de baterias

Foto: Mozart Latorre

Foto: Mozart Latorre

Baterias carregadas

Garantia na partida do motor

Baterias são fundamentais nos barcos a motor com partida elétrica e os que não têm gerador para recarregá-las deveriam usar um relé automático de carga (RAC), porque ninguém quer voltar para a marina rebocado 

Escondidas nos porões das lanchas, as baterias e aparelhos correlatos, como dispositivos de carregamento e isolação de carga — se houver — são esquecidos com frequência. Na verdade, só lembramos quando o motor não dá partida! Claro que essa anomalia pode ser resultado de um problema no motor de arranque, mas a culpa, geralmente, é da baixa tensão na bateria, por conta de alguma disfunção na própria bateria ou algum equipamento, como uma geladeira elétrica, que esteja consumindo energia com o motor desligado.

As baterias de lanchas com gerador permanecem carregadas porque recebem carga automática e constantemente. E barcos que não usam gerador? Estes deveriam ter um relé automático de carga (RAC) por segurança, para garantir a energia para a partida do motor (ou motores). Isso porque o RAC separa a bateria do motor das de serviço, evitando que seja usada para alimentar outros equipamentos a bordo, além de igualar o carregamento dos bancos de baterias na sua capacidade máxima.

Antigamente, para realizar quase essas mesmas funções, usava-se um isolador, que ainda é comercializado. O relé automático de carga faz tudo que o isolador faz, mas sem gerar calor no barco, consumindo quase nada de energia e carregando todas as baterias com muito mais eficiência que o isolador, com o qual as baterias nem sempre são carregadas da maneira certa. A única vantagem dos isoladores é o preço, um pouco inferior ao dos relés automáticos de carga. Portanto, a conclusão óbvia é que é muito melhor usar o relé automático de carga no lugar do isolador.

É possível fazer manualmente a operação de gerenciar as baterias usando uma ou duas chaves gerais (dependendo da quantidade de bancos de baterias a bordo)? Lógico que sim! No entanto, isso exige muita atenção do piloto, para sempre desligar o banco de baterias do motor assim que a lancha parar e ligá-lo novamente logo depois de dar a partida. Se esquecer, os equipamentos de bordo podem, simplesmente, descarregar a bateria do motor. Daí, a importância do relé automático de carga, lembrando que deve ser dimensionado de acordo com a capacidade das baterias do barco.

rac etc.jpg

Assista às Videodicas sobre baterias, inscreva-se no canal do Minuto Náutico por Marcio Dottori no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCWe0InyZbr9s6_Z4GZ6zTDw e clique no sininho, para não perder nenhuma nova Videodica.

Gerenciamento de baterias

Gerenciamento de baterias

Baterias - 3 cuidados fundamentais

Salva-bateria