Como secar o porão do barco

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Dica esperta: um pulverizador que suga a água acumulada

Porão sempre seco

Abaixo a umidade

Secar o porão é fundamental para impedir corrosão acelerada e danos nos motores e equipamentos elétricos montados abaixo do convés

Confira, aqui, como fazer para minimizar ao máximo o ataque da umidade na parte mais importante da sua lancha. 

1.   Abra o bujão - Ao retirar o barco da água, não se esqueça de abrir o bujão (bueira), caso seu barco tenha um. Fazendo isso, não haverá risco de as baterias do barco serem descarregadas pelo funcionamento automático das bombas de porão em caso de uma chuva forte ou goteiras do teto, porque boa parte dessa água escoará para fora da lancha.   

2.   Seque o porão - Mesmo com o bujão aberto, muita água fica acumulada no porão da lancha, que é bastante compartimentado. Daí, o jeito é usar uma bomba pulverizadora manual, como o modelo Pulverizador de Compressão Prévia de 7,6 litros, fabricado no Brasil pela Guarany e encontrado em lojas de produtos agrícolas. Além de bombear o líquido do seu interior para fora, esse equipamento tem a função de sugar, permitindo, assim, puxar a água acumulada no porão, mesmo em partes de difícil acesso, nos quais não seria possível usar esponja ou pano. Basta bombear a haste superior do pulverizador 20 vezes ou mais, por a válvula na função sugar, posicionar a ponta da mangueira e apertar o gatilho. Na sequência, a água é sugada para dentro do reservatório. Faça essa operação várias vezes, até secar o porão o máximo possível.

3.   Descarte a água suja - Nem sempre os porões das lanchas estão livres de óleos e graxas. Por isso, o correto é despejar o líquido removido em local apropriado para esse tipo de substância, como os reservatórios com sistema de filtragem que as marinas e iates clubes mais organizados possuem. Nunca jogue a água suja do porão em locais próximos à costa.

4.   Ventile o porão - Quando o barco está fora da água, deve-se abrir todos os paneiros (tampas no piso) para ventilar o porão sempre que possível. Desta forma, a água que não foi possível retirar com o pulverizador acaba evaporando. Com as tampas do piso abertas, também evitamos ao máximo a umidade no porão, que ocorre em ambientes próximos da água e com grande variação de temperatura durante o dia. Este é o modo correto de manter a lancha em terra.

 

Assista, abaixo, à Videodica sobre como secar o porão . Inscreva-se no canal do Minuto Náutico no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.