Acessórios para o barco
Acessórios não obrigatórios
(mas que seu barco deve ter)
Junto do material obrigatório por lei a bordo da lancha, convém ter alguns equipamentos que facilitam muito a vida na água. São estes sete, aqui:
1. Rádio VHF portátil - Para ser usado se o rádio principal (fixo) da lancha pifar. Além disso, é bastante útil para fazer a comunicação entre o caíque e a lancha. O rádio VHF portátil deve ser flutuante e à prova d’água. Em condições atmosféricas ideais e se não houver obstáculos, tais como montanhas, um aparelho desse, portátil, com potência de 5 W é capaz de comunicar-se com outro a até 12 milhas (20 km) de distância.
2. Bolsa impermeável – É uma garantia de que documentos, carteiras e telefones celulares permaneçam intactos no trajeto barco–praia e vice-versa. Antes de usar, encha a bolsa com papel e coloque-a dentro d'água, para ver se o interior se mantém seco.
3. Multímetro (multiteste) – Pequeno instrumento utilizado, principalmente, na medição da tensão nas baterias e tomadas nas marinas e iates clubes, a fim de evitar alguma ligação que possa danificar o sistema elétrico do barco. Já o multímetro do tipo alicate permite medir a corrente drenada por um equipamento. Não economize na compra desse instrumento, que deve ter boa qualidade, para evitar surpresas ruins.
4. GPS portátil – Nenhum aplicativo com gps no celular substitui um aparelho gps de verdade. Mesmo um gps portátil tem bateria de duração mais longa que qualquer aparelho celular, é resistente a água e oferece mais funções que um simples aplicativo. Por isso, é mais seguro para substituir o gps principal do painel do barco em caso de pane.
5. Aspirador portátil 12V – Encontrado facilmente em lojas de artigos para carros, postos de abastecimento e supermercados, um aspiradorzinho 12V alcança locais de difícil acesso no barco e ajuda a limpar rapidamente a sujeira deixada pela criançada.
6. Transformador 127V <> 220V – No Brasil, a tensão disponível em marinas e iates clubes não é padronizada. É por isso que é muito importante ter a bordo um transformador de 127 V para 220 V e vice-versa. Mas, antes de comprar, verifique se a potência do transformador é compatível com o consumo dos seus equipamentos.
7. Inversor – Sua finalidade é transformar a energia das baterias de 12 V ou 24 V (corrente contínua) em 127 V ou 220 V (corrente alternada), permitindo, desta forma, carregar o celular rapidamente e usar eletrodomésticos como liquidificador ou até mesmo um secador de cabelos a bordo. Contudo, assim como acontece com os transformadores, antes da compra, deve-se verificar se a potência do inversor é condizente com o uso que se pretende fazer dele.
Assista, abaixo, à Videodica sobre equipamentos não obrigatórios. Inscreva-se no canal do Minuto Náutico no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.