Carretas

Fotos: Minuto Náutico

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Carretas de encalhe

e de rodoencalhe

Por Marcio Dottori

Uma boa carreta para a lancha significa garantia de integridade do barco no transporte em terra

   Por que é importante a escolha da carreta de encalhe? Para não maltratar o barco durante o transporte em terra e, com isto, evitar a deformação da estrutura do casco, que pode afetar o seu desempenho.

   Com pneus e sem suspensão, esse equipamento — também conhecido como carreta de rodoencalhe, quando seu formato é semelhante ao de uma carreta rodoviária, com a parte dianteira em formato triangular e não quadrado como na carreta de encalhe — é peça fundamental para qualquer lancha. Imagine tamanho do estrago se uma carreta quebra durante o transporte e o barco ou parte dele acaba tocando o solo.

   Acredite, isso pode acontecer, devido aos grandes esforços a que uma carreta é submetida operando em seco, principalmente se as condições de manobra e do piso da marina não forem boas. Tem mais: uma boa carreta não deve gerar movimentos pontuais na estrutura do casco, porque isso pode desalinhar os eixos propulsores ou mesmo causar danos estruturais na laminação do casco. Por fim, se bem mantida, uma boa carreta de encalhe ou rodoencalhe tem de durar pelo menos 15 anos.

   Podemos pensar que basta combinar algumas vigas de madeira com eixos e pneus de caminhão para fazer uma carreta de encalhe, já que a velocidade de operação em uma marina é bem reduzida. Mas a experiência nos ensina que a construção de uma boa carreta de encalhe, para lanchas que pesam algumas dezenas de toneladas, não é tão fácil assim.

   Pode-se dizer que, fora d´água, um barco é tão delicado quanto um peixe: se não for apoiado nos pontos exatos e sofrer impactos fortes durante o transporte, pode sofrer danos irreversíveis.

   Para garantir que uma carreta continue íntegra por anos a fio, deve-se assegurar que a madeira seja de boa qualidade e corretamente dimensionada; os eixos sejam novos; as pontas dos eixos sejam de têmpera especial; os parafusos e as rodas, desenvolvidas para carretas de barcos e galvanizados a fogo; e, se utilizar rolamentos em vez de buchas, os cubos têm de ser muito bem usinados para comportar retentores que não podem deixar a água passar para o material rodante interno.

   Carretas de encalhe equipadas com sistema de direção precisam que esse dispositivo permaneça macio por anos, mesmo operando em água doce ou salgada. Além disso, os pneus têm de ser novos e especificados para o peso do barco.

   Por tudo isto, jamais devemos escolher uma carreta simplesmente pelo preço. Uma boa carreta custa entre 1% e 3% do valor do barco, mas acaba sendo uma compra inteligente, já que isso significa, ao longo dos anos, muita tranquilidade com o transporte do barco em terra, onde a grande maioria das lanchas permanece.

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Marcio Dottori