Vendée Globe Real e Virtual - 26-01-202

Amanhã pela manhã, Dalin deve ser o primeiro a chegar em Les Sables d’Olonne

Amanhã pela manhã, Dalin deve ser o primeiro a chegar em Les Sables d’Olonne

Eles chegam amanhã cedo

Vindos de rotas diferentes,
difícil o prognóstico

 Menos de 15 horas para a chegada dos líderes da Vendée Globe em Les Sables D’Olonne, ainda não se sabe exatamente como terminará a regata em termos de classificação.

Depois de 80 dias e 24.350 milhas percorridas nesta regata de circum-navegação, a realidade é que qualquer um entre Charlie Dalin, Boris Herrmann, Louis Burton, Thomas Ruyant e Yannick Bestaven mereceriam igualmente a vitória. Contudo, só pode haver um vencedor. E pode ser que o episódio de naufrágio do Kevin Escoffier (PRB) acabe definindo esta Vendée Globe. Sinceramente, eu não gostaria que isso acontecesse, pois com certeza restaria uma dúvida – teria sido justo? De qualquer modo, vamos aguardar as próximas horas. Espero que não aconteça.

Burton deve ser o segundo a chegar. Mas o tempo corrigido de Herrmann ameaça seu ranking

Burton deve ser o segundo a chegar. Mas o tempo corrigido de Herrmann ameaça seu ranking

Hoje durante o dia,  o francês Charlie Dalin (APIVIA) liderava com 85 milhas de sobre o alemão Boris Herrmann (Seaexplorer-Yacht Club de Monaco). Louis Burton (Bureau Vallée 2), está em terceiro e a 57 milhas de Herrmann. O quarto colocado, Thomas Ruyant, junto com Dalin and Bestaven, sempre foi, no decorrer da regata, um dos ocupantes do pódio, enquanto Yannick Bestaven (Maître CoQ IV) celebrou seu 48º aniversário no Ponto Nemo (Pacífico) quando estava na liderança.

Antes de publicar este texto, meu último do Diário de Bordo, sobre este final histórico da Vendée Globe 2020-21, fiz uma avaliação de posicionamentos e ventos. O resultado, caso os barcos sigam com todo o potencial até a linha de chegada, prevê o APIVIA como o primeiro barco a entrar em Les Sables D’Olonne. Contudo, precisa ver se Dalin conseguirá as seis horas de vantagem para Boris Herrmann, que chegará não muito depois (o alemão terá uma bonificação de seis horas). E é preciso considerar Yannick Bestaven, que vem chegando bem e terá também uma bonificação ainda maior, de 10 horas e 15 minutos.

De qualquer modo, o segundo a chegar deve ser Louis Burton, pouco tempo depois de Dalin. Em seguida, Thomas Ruyant, mas para terem validado os segundo e terceiro lugares, dependerão do horário de chegada dos dois velejadores que contam com os bônus. Me parece praticamente impossível isso para Ruyant, e também quase impossível para Burton.

Boris Herrmann tem chances de vencer no tempo corrigido

Boris Herrmann tem chances de vencer no tempo corrigido