Vendée Globe Real e Virtual - 25-1-2021
Dalin reassume…
… a liderança da vendée globe, Mas...
Louis Burton perdeu sua pequena vantagem após uma noite sob ventos fracos para Charlie Dalin, porém, os bônus de tempo pela ajuda no resgate de Kevin Escoffier podem definir a vitória na Vendée Globe 2020-21 em favor de Yannick Bestaven ou de Boris Herrmann
Os skippers da Vendée Globe 2020-21 já estão ao norte de Lisboa, e depois de uma noite com fraco desempenho por ter caído em ventos fracos, Louis Burton (Bureau Vallée 2) perdeu a pequena vantagem de que dispunha. Com isso, a liderança passou para Charlie Dalin, que aproveitou bem o vento nas últimas 24 horas e abriu uma vantagem de 30 milhas. Dificilmente o skipper do Apivia deixará de ser o primeiro a entrar no porto de Les Sables d’Olonne, com Burton sendo o segundo a chegar..
Entretanto, Yannick Bestaven (Maître Coq 5) e Boris Herrmann (Sea Explorer) estão logo atrás, e como contam horas de vantagem, a distância para ambos ainda não é suficiente para o Apivia vencer, mesmo sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada. Dalin sabe disso e continua tirando o máximo de seu veleiro Imoca para garantir a vitória, numa verdadeira corrida contra o relógio.
Em Salvador
Isabelle Joschke (MACSF), a velejadora franco-alemã que vinha muito bem na regata, chegando a ocupar uma posição entre os cinco primeiros, acaba de chegar a Salvador depois de muitos dias navegando de modo cuidadoso em razão de danos na quilha. Foi recebida pela equipe, e logo deverá retornar à França.
Equador
Um dos grandes favoritos no início desta Vendée Globe, Jérémie Beyou (Charal), cruzou hoje a linha do equador. Como se sabe, seu barco sofreu danos depois de colidir com um ófni (objeto flutuante não identificado) logo na primeira semana depois da largada, teve de retornar, esperar pelos reparos e recomeçar com grande atraso. Foi o barco mais rápido nos Oceanos Índico e Pacífico. Lamentável que tenha ficado fora de qualquer possibilidade melhor.