Vendée Globe Real e Virtual - 24-1-2021

Burton assumiu na manhã de hoje a liderança da Vendée Globe, depois de passar pelos Açores

Burton assumiu na manhã de hoje a liderança da Vendée Globe, depois de passar pelos Açores

Menos de 1.000 milhas

para a chegada

Louis Burton (Bureau Vallée 2) assume a liderança e deixa os Açores para trás. Contudo, Charlie Dalin (Apivia) segue com cem por cento de desempenho, e a diferença é mínima

. Em menos de 48 horas, teremos provavelmente o final desta Vendée Globe. Enquanto Louis Burton (Bureau Vallée 2), na liderança desde a manhã de hoje depois de passar pelos Açores, segue com Charlie Dalin (Apivia) logo atrás, Yannick Bestaven (Maître Coq) subiu mais para o norte e conseguiu entrar em ventos mais fortes, procurando fechar para leste em cima dos líderes, o que por enquanto está dando certo. Boris Herrmann (Seaexplorer) e Thomas Ruyant (Linked Out) seguem diretamente Burton e Dalin, mantendo-se a pequena distância e praticamente com o mesmos desempenho. Parece que esta será mesmo a mais empolgante chegada de uma regata de circum-navegação já vista.

No porto de Les Sables d'Olonne, o suspense está intenso, já que nenhum dos competidores consegue abrir uma diferença significativa dos outros, e as previsões meteorológicas também não estão funcionando muito bem. Quem explica é o meteorologista Christian Dumard:

"Os modelos meteorológicos usados pelos skippers nesta área (GFS, ECMWF e Arpege) não estão dando os mesmos resultados. Existe uma incerteza substancial neste fim de regata. E o que se sabe é que os ventos irão fraquejar no dia 27, na região de Les Sables d'Olonne. Nada ajuda para que se possa fazer uma previsão de quem será o primeiro a chegar"

Hoje.jpg