Vendée Globe Real e Virtual - 23-1-2021
Líderes da VEndée Globe
já estão Passando pelos Açores
Les Sables d’Olonne prepara a festa para o vencedor da Vendée Globe 2020-21, mas quem será?— é a pergunta ainda não respondida!
Os líderes da Vendée Globe 2020-21 estão praticamente nos Açores, prontos para aproveitar a depressão que está na região e seguir num rumo direto para Les Sables d’Olonne. Contudo, esta é a mais equilibrada edição da história desta regata de circum-navegação. E ainda nada está definido. Pequenas mudanças nas condições meteorológicas podem resultar num vencedor.
Pela posição atual, percebe-se Louis Burton (Bureau Vallée 2) bem mais para o norte, porém entrando na depressão e, assim, navegando em ventos variáveis e passando por alguns aguaceiros. Com isso, perdeu o ritmo, enquanto Charlie Dalin (Apivia) e Boris Herrmann (Sea Explorer) conseguem se deslocar com mais energia para o leste. De qualquer modo, quando Dalin e Herrmann chegarem à frontal, terão também um pouco a pagar pela mudança dos ventos nesta transição de áreas de alta pressão e baixa pressão.
A história a ser escrita continua nas mãos de Burton, Dalin e Herrmann. Não creio que passe de amanhã uma definição. Estão todos muito próximos e perto de entrar numa baixa pressão para o impulso final até o porto de chegada.
É raro tantos veleiros mantendo uma disputa acirrada com apenas quatro dias para a chegada de uma volta ao mundo. E, nessas condições, de pouco espaço de manobra para mudanças maiores, muita coisa ainda pode acontecer. Todos os skippers estão sob pressão, com o objetivo da vitória, sabem que a mídia europeia e de boa parte do mundo aguarda ansiosa pelo resultado. Assim, é aceitável a tensão que se observa entre os participantes nos contatos com a organização.