Vendée Globe Real e Virtual - 21-1-2021
O SILêNCIO
DOS DEDICADOS
Nervosos, fixos em seus objetivos, os líderes da Vendée Globe 2020-21 não estão mais dando entrevistas on-line
Uma constatação. Não há muito mais a dizer sobre esta sensacional regata de circum-navegação. Apenas imaginar: será que teremos uma match race na chegada? O foco total dos líderes, nestes seis dias que faltam para definir o vencedor da Vendée Globe 2020-21, é apenas vencer ou vencer. Quem terá sucesso?
Ontem, pelas previsões e roteadores, Louis Burton (Bureau Vallée 2) chegaria no dia 27, com quatro horas de diferença para Charlie Dalin. Hoje, as coisas ficaram mais disputadas. A vantagem teórica, usando-se cálculos por software diminuíram para apenas 1 hora. Se isso acontecer, é bem possível que tenhamos uma match race na chegada!
As atividades que não envolvam a navegação, as previsões meteorológicas e estudos de estratégias não estão mais sendo cumpridas pelos líderes, totalmente envolvidos na disputa eletrizante para decidir o campeão. Previstos também ventos médios em Les Sables d’Olonne. Portanto, os barcos irão chegar rápido, com certeza posando para boas fotos para a imprensa internacional que estará presente.
Alguns participantes do grupo líder, apesar de atrasados frente aos dois favoritos atuais, ainda acreditam em suas possibilidades. Como o quinto colocado, Yannick Bestaven — líder por longo tempo no Sul — declarou-se satisfeito com o fato de que, depois de fazer pequenos reparos nos problemas de bordo, ele estará pronto para uma arrancada 100% efetiva no final. Capaz de lhe dar um pódio.
O alemão Boris Herrmann também passa por igual expectativa, principalmente por ter conseguido boas velocidades nas últimas horas.
Enfim, pouco resta para dizer sobre a Vendée Globe neste dia. Todas as expectativas, inclusive dos skippers, estão fixas somente em Les Sables d’Olonne, no bem próximo dia 27.