Vendée Globe Real e Virtual - 24-12-2020

Charlie Dalin pode retomar a liderança nesta noite de Natal.

Charlie Dalin pode retomar a liderança nesta noite de Natal.

Festa de Natal nos Mares do Sul

Papai Noel, pinheiros, enfeites, presentes…

Apesar da sozinhos na vastidão dos oceanos, os navegadores conseguem momentos de comemoração e alegria neste Natal. Mas não relaxam na regata…

As estratégias estão divergindo significativamente entre os líderes, principalmente em relação a Thomas Ruyant e Charlie Dalin. Enquanto Ruyant subiu muito ao norte, tentando encontrar ventos de baixa pressão antes dos demais, Dalin preferiu seguir junto aos limites da zona de exclusão de gelo aproveitando os ventos moderados na área. O que está dando mais certo para seu Apivia: já vem ameaçando retomar a liderança da Vendée Globe.

De fato, o líder, Yannick Bestaven, está com a vantagem de seu Maître Coq ameaçada: perto do meio-dia de hoje, o Apivia chegou a pouco mais de seis milhas de distância. E ao anoitecer, até o momento em que escrevo este texto, a diferença era de apenas uma milha e meia! Teremos um novo líder amanhã?

Contudo, hoje é véspera de Natal. Vamos às comemorações? Como não podia deixar de ser, em todos os barcos esta tradicional festa cristã não passa em branco. Vários skippers vestiram-se de Papai Noel, cantaram, abriram presentes deixados por seus entes queridos e guardados a bordo desde o embarque, montaram enfeites natalinos e árvores.

Como se vê, nem mesmo num dos pontos mais afastados dos oceanos, ao sul do Pacífico, deixa de haver alegria para os navegadores após mês e meio de isolamento desde a largada. Brincadeiras e mensagens otimistas foram a tônica das fotos e vídeos enviados nesta data.

A inglesa Pip Hare (Medallia) está sendo muito elogiada pela imprensa francesa

A inglesa Pip Hare (Medallia) está sendo muito elogiada pela imprensa francesa

Ainda sobre a competição, hoje na imprensa francesa a inglesa Pip Hare (Medallia) foi bastante elogiada. Com o Imoca mais antigo entre todos da Vendée Globe, sem hidrofólios e com escassos recursos na preparação da regata, ela está realizando uma magnífica competição. Atualmente em 17º lugar, Pip Hare está atacando sem tréguas Arnaud Boissières (La Mie Câline – Artisans Artepôle), barco muito superior, equipado com hidrofólios, demonstrando ótimos conhecimentos de marinharia e meteorologia.

Boas Festas a todos!