Vendée Globe Real e Virtual - 19-12-2020

Yannick Bestaven (Maître Coq) mantém a liderança e vantagem de 50 milhas, em ventos fracos ou moderados

Yannick Bestaven (Maître Coq) mantém a liderança e vantagem de 50 milhas, em ventos fracos ou moderados

Com tempo bom e ventos fracos

Os dez primeiros estão cada vez mais próximos

Enquanto Maître Coq, Apivia e Linked Out seguem na busca por melhores ventos, o grupo que os persegue vai chegando perto

Hoje, o Yes We Cam perdeu o terceiro lugar para o Seaexplorer – Yacht Club de Monaco, que já seguiu em frente abrindo vantagem. Enquanto isso, o Bureau Vallée 2, barco que sofreu vários danos, segue lentamente em rota para a pequena e isolada ilha Macquarie (pertencente à Austrália), contando com a torcida de Romain Grosjean, piloto de Fórmula 1 e grande amigo de seu skipper, Louis Burton.

Os líderes estão sob os efeitos de um sistema de alta pressão localizado mais ao norte, entre a Austrália e a Nova Zelândia, trazendo ventos de fracos a moderados, longe do ideal para os veleiros da classe Imoca. O primeiro colocado, Yannick Bestaven (Maître Coq) está mantendo apenas 50 milhas de vantagem para o segundo, Charlie Dalin (Apivia) e essa distância não muito segura continha mudanças desde ontem.

Ainda em oitavo lugar, apesar de há dias vir navegando lento, entre 8 e 9 nós, Louis Burton (Bureau Vallée 2) contou em vídeo enviado hoje que os danos sofridos pelo Bureau Vallée 2 estão se agravando. Visivelmente aborrecido, vai tentar solucionar as quebras quando chegar à remota e pequena ilha Macquarie, onde deve arribar amanhã pela manhã. Ele tem esperança de poder retornar à regata.

Um resiliente Louis Burton está chegando à ilha Macquarie para tentar um difícil reparo

Um resiliente Louis Burton está chegando à ilha Macquarie para tentar um difícil reparo

Quem o apoia para a tentativa de reparos é seu amigo e piloto de Fórmula 1 Romain Grosjean (que sofreu brutal acidente recentemente). Conta Grosjean que todas as manhãs procura se informar onde está Louis Burton: “Sigo continuamente a Vendée Globe, e principalmente o amigo Louis, quando posso mando para ele meu apoio, e o incentivo a realizar os reparos, que sabemos que não serão fáceis. Particularmente, não gosto de eletrônicos, é algo complicado, mas espero que ele encontre as soluções” (os problemas para o Bureau Vallée 2 começaram quando uma pane no piloto automático causou um jibe inesperado sob ventos fortes).

Romain Grosjean acrescenta: “Nesta Vendée, estou compartilhando algo especial com o Kevin Escoffier, lembrando do naufrágio súbito do PRB, e da ansiedade minha e de todos pelo salvamento do Kevin, finalmente realizado com sucesso pelo Jean Le Cam. Vê-lo finalmente a bordo do Yes We Cam foi um alívio tão grande como imagino que muitos tiveram ao me ver saindo das chamas de meu carro, 28 segundos depois do impacto e explosão. Fiquei realmente muito contente quando soube que Jean o resgatara, foi sem dúvida uma situação extremamente difícil”.

Depois de um mês, um persistente Kojiro Shiraishi (DMG Mori Global One) conseguiu terminar um reparo delicado e começa a se afastar dos últimos colocados

Depois de um mês, um persistente Kojiro Shiraishi (DMG Mori Global One) conseguiu terminar um reparo delicado e começa a se afastar dos últimos colocados