Vendée Globe Real e Virtual - 13-01-2021
Uma épica
Vendée Globe
Se a regata terminasse hoje, teoricamente quem seria o vencedor? Jean le Cam, duvida?
Jean le Cam venceria a Vendée Globe 2020-21 se a volta ao mundo terminasse hoje. Sim, pois ele está a 121 milhas do líder. Façamos as contas: Le Cam tem um bônus de 16 horas pelo resgate de Kevin Escoffier, e quantas milhas um veleiro classe Imoca pode navegar nesse tempo? Pois é: 16 horas de navegação podem significar centenas de milhas. Se as distâncias continuarem curtas, o Yes We Cam, sem hidrofólios e de idade avançada (quero dizer o barco), pode ser a grande surpresa da Vendée Globe 2020-21.
Mas deixemos de lado o Le Cam e o “clac, clac, clac”, sua marca registrada (sempre diz isso nos vídeos enviados, seja lá o que significa), para falarmos do pelotão dianteiro. Os veleiros à frente, hoje passando pelo estado do Espirito Santo, sofreram uma mudança de ontem para hoje. Eu os chamava de grupo dos cinco. Agora, sou obrigado a corrigir para grupo dos quatro.
Quem ficou para trás? Como eu havia escrito em minha análise de ontem, não me parecia possível que Damien Seguin (Groupe Apicil) conseguisse manter o mesmo ritmo dos veleiros de construção mais recente — principalmente por não ter hidrofólios. Ele assumiu seu bom posicionamento há dias, não apenas por competência, mas também pelos problemas que atrasaram os demais. No entanto, os reparos foram realizados e estes voltaram.
Façamos uma pausa para análise dos barcos. Para ser ter ideia de como as condições técnicas dos Imoca podem influenciar o resultado, vamos apresentá-los:
O Apivia e o Linked Out estão entre os Imoca da mais nova geração na regata. Ambos são equipados com hidrofólios de desenho radical, de altíssimo desempenho. Contudo, o Linked Out perdeu o hidrofólio de bombordo, e isso com certeza o faz perder um pouco em relação ao Apivia (que também sofreu um problema mas foi reparado).
O Maître Coq e o Bureau Vallée 2 já são equivalentes entre si, de construção recente, mas com alguns detalhes e principalmente hidrofólios de menor desempenho que os do Apivia e do Linked Out. De acordo com analistas franceses, como o Linked Out perdeu um hidrofólio, pode-se dizer, então, que os três estão equivalentes.
Enfim, são estes barcos e skippers que formam o atual grupo dos quatro, disputando a liderança palmo a palmo.
Não podemos, porém, ignorar o barco do alemão Boris Herrmann (Seaexplorer Yacht Club de Monaco), que também é de última geração e tem projeto e hidrofólios no nível do Apivia e do Linked Out. E Herrmann também conta com um bônus de algumas horas por ter participado do resgate de Escoffier. No momento, o alemão vem um pouco mais afastado, mas está em vias de ultrapassar o Groupe Apicil. E está se aproximando do grupo dos quatro, com um veleiro no mesmo nível dos mais sofisticados que largaram nesta Vendée Globe 2020-21.
A disputa hoje está espetacular. O Apivia tomou ontem a liderança, horas depois o Maître Coq recuperou; hoje; o Apivia retomou novamente! Enquanto isso, o Bureau Vallée 2 (que esteve em segundo lugar no Pacífico até vários danos obrigarem seu skipper, Louis Burton, a arribar para uma ilha para realizar reparos, relargando 830 milhas atrás dos líderes) fez uma navegação primorosa e está hoje no 3º lugar.
Ops, notícia de última hora! Ia publicar esta página de nosso diário, quando decidi dar uma olhada na homepage da Vendée Globe. E não é uma surpresa, mesmo sendo. Louis Burton (Bureau Vallée 2) já está em segundo lugar. Assim, a previsão que fiz dias atrás aqui neste Diário aconteceu!
Apivia e Bureau Vallée são o líder e o vice-líder da Vendée Globe 2020-21. Acredito que não vai ser fácil acompanhar estes dois. O único com condições de atrapalhar a dupla no momento é o Linked Out. Enfim, estamos em área de calmarias e ventos súbitos, ainda uma loteria até o Recife. Então a sorte, sem dúvida, pode mudar alguma coisa; mas se apenas competência valer, daqui para a frente penso que será a vez do “grupo dos dois”. Como escrevi antes, estou na torcida. São os maiores merecedores pelo que demonstraram até o momento. Mas como prudência e caldo de galinha não fazem mal, por enquanto mantenho o nome de “grupo dos quatro”.
Epa! Ia esquecendo do já lendário Jean Le Cam. Segurem o velho… Imoca!
Esta é uma Vendée Globe épica, com certeza.