Vendée Globe Real e Virtual - 10-1-2021 (EXTRA)
Um grande desempenho,
Uma grande frustração
A navegadora franco-alemã Isabelle Joschke foi forçada a abandonar a Vendée Globe no início desta noite em razão de danos na quilha de seu MACSF
Depois de um excelente desempenho, sempre se mantendo no grupo dianteiro da regata, Isabelle Joschke anunciou nesta noite à sua equipe e à organização da Vendée Globe que estava abandonando a regata. O motivo foi quebra do suporte da quilha. Ao perceber o dano (impossível algum reparo), ela reduziu drasticamente a área velica do seu veleiro MASCF e deve procurar abrigo na costa argentina ou nas ilhas Falklands (Malvinas). Ao acontecer o problema, seu barco estava navegando a 1.100 milhas da costa argentina, sob ventos de 30-35 nós.
Alain Gautier, diretor da equipe MACSF, explicou: “Isabelle está fazendo um levantamento da situação. Reduziu completamente a velocidade de modo a minimizar o efeitos das ondas e se certificar de que não entre água em seu barco. O maior problema é que ela estará enfrentando uma forte depressão a partir das próximas horas e as condições de navegação irão se deteriorar bastante. Estamos em contato permanente e estudando várias opções para os próximos dias".
Quando ocorreu o problema, Isabelle Joschke estava na 11ª posição, e era a mulher mais bem classificada da flotilha da Vendée Globe. Para Gautier, "ela sempre mostrou grande determinação e força mental, mas esta noite está devastada por precisar abandonar a regata, depois de ter percorrido 21.224 milhas em 62 dias, tendo apenas 5.853 milhas para completar a volta ao mundo. Lamentamos".