Vendée Globe Real e Virtual - 1-1-2021
Cabo Horn
ventos de 55 nós e
ondas com mais de dez metros
A pior previsão meteorológica na história da Vendée Globe foi divulgada hoje cedo pelos meteorologistas da organização da nona edição da regata
As condições de mar e ventos a serem encontradas pelos líderes Yannick Bestaven (Maître Coq) e Charlie Dalin (Apivia) a partir de amanhã à tarde (sábado) até domingo pela manhã, no momento de cruzarem o Cabo Horn, serão extremamente duras. Estão previstos ventos de 55 nós e ondas superiores a dez metros, a pior previsão meteorológica em todas as edições da Vendée Globe disputadas até hoje. A organização acompanhará atentamente os barcos durante a passagem.
"Uma gota para mim, uma gota para o barco e uma gota para Netuno! Espero que ele possa ser indulgente conosco", brindou Charlie Dalin ao comemorar esta madrugada o Ano-Novo, enquanto molhava o cockpit de seu Apivia com champanhe. A expectativa, sem dúvida, é grande.
Em 54 dias de regata e a 430 milhas do Cabo Horn, Bestaven e Dalin conseguiram ampliar a vantagem sobre os rivais mais próximos principalmente nas últimas 48 horas. Com isso, estão agora mais perto do Cabo Horn que o terceiro colocado, Thomas Ruyant (Linked Out), está deles.
Esta vantagem pode permitir que deixem de privilegiar a velocidade e entrem em navegação cautelosa, visando à sobrevivência do barco nas duríssimas condições que terão de enfrentar de amanhã até domingo.
Liderando o grupo de perseguição, Ruyant está navegando em um fluxo de vento gelado de sudoeste responsável por todo o grupo acelerar forte esta manhã, primeiro dia do ano de 2021. “Parece que já passamos muito bem nos mares do sul. Estou feliz por estar terminando. O Cabo Horn será um momento de emoção, e se eu conseguir manter o terceiro lugar no ranking, seria ótimo”.
O ritmo é, mais uma vez, extremamente veloz e as distâncias entre os barcos, insignificantes. Na oitava posição está Isabelle Joschke (MACSF), que mantém Jean Le Cam (Yes We Cam) à vista — a distância é de menos de duas milhas entre eles — enquanto Benjamn Dutreux no Omia Water Family, em quinto lugar, e Boris Herrmann no Seaexplorer - Yacht Club de Monaco, em sexto, estão a uma milha.
Comemorações de Ano-Novo
As comemorações de Ano-Novo nos veleiros tendem a ser silenciadas. Contudo, no Medallia, da inglesa Pip Hare, por alguns momentos tivemos uma explosão de música e festa de celebração. E não só 2021 era comemorado. O relatório de posição da Vendée Globe mostrou que Pip Hare já passou Alan Roura (La Fabrique), ganhando o 15º lugar.
Normalmente, para um grande número de inscritos, ao longo da história da Vendée Globe, completar a volta ao mundo já seria uma vitória. Mas com este grupo líder sem precedentes — a diferença entre o quarto e o nono colocados hoje é de 140 milhas — e um nível de competitividade verdadeiramente excepcional, todos os Imoca entre os dez ou onze primeiros lugares no ranking podem, realisticamente, ainda ter esperanças de vencer ou, no mínimo, chegar ao pódio.
O Cabo Horn
Ponto extremo do continente americano, localizado na Ilha de Hornos, arquipélago da Terra do Fogo, é, dos chamados “três grandes cabos”, o que se encontra mais ao sul e considerado o maior desafio da navegação a vela, tal como o monte Everest é o grande desafio dos montanhistas.
As condições de navegação ao redor do Cabo Horn costumam ser extremamente severas, com fortes ventos e grandes ondas, constituindo uma espécie de prova de fogo para os navegadores. Uma tradição, dos tempos em que os grandes clippers (veleiros de três ou mais mastros) dominavam os mares, era permitir aos comandantes que cruzassem o Horn de usarem um brinco de ouro na orelha esquerda em comemoração ao feito. Na linguagem popular, o Cabo Horn seria onde os ventos e as ondas separam os homens dos meninos.
Um Charles Darwin assustado, observou a bordo do HMS Beagle, ao cruzar o Horn: "One sight of such a coast is enough to make a landsman dream for a week about shipwrecks, peril and death (Um olhar para tal costa é suficiente para um homem de terra sonhar por uma semana com naufrágios, perigos e morte)”.