Vendée Globe Real e Virtual - 12-11-2020
Muito vento pela frente,
muito vento para trás
Por Roberto Negraes
Nova tempestade enfatiza as estratégias dos participantes, tanto os
33 reais quanto os virtuais
O ano de 2020 tomou o lugar de 2005 como o ano de maior número de furacões e tempestades registrados na história. E ainda não acabou. Os veleiros IMOCA 60, depois de enfrentar a tempestade ao largo de Portugal, terão agora pela frente uma forte depressão tropical, denominada Theta, com ventos previstos de 42 nós e rajadas de 50 nós, na área marítima entre os Açores e as Ilhas Canárias. Estamos chegando a 31 tempestades e furacões em 2020!
Contudo, os 33 da Vendée Globe 2020-21 estão manobrando para contornar essa depressão por oeste — assim, terão vento a favor, ponto forte dos IMOCA. O grupo dianteiro da virtual está mais à frente e usando a mesma estratégia (a depressão está se deslocando de oeste para leste, na direção das Canárias). Meu barco aparece agora entre os dois mil primeiros, o que é uma boa notícia depois de estar posicionado entre 200 mil e 400 mil nos dois primeiros dias.
Apesar de aparecer como líder, o experiente e ótimo estrategista Jean Le Cam deve ceder lugar para um grupo forte, formado por Charlie Dalin (Apivia), Thomas Ruyant (LinkedOut), Kevin Escoffier (PRB) e Alex Thomson (Hugo Boss). Estes me parecem os mais bem posicionados, e devem se tornar o chamado "front runners". Digno de nota é o desempenho do Nicolas Trussel (Corum L'Epargne), que mesmo tendo aberto mão de um posicionamento excelente a oeste, tomando o rumo da costa portuguesa, conseguiu voltar e está agora próximo do Alex Thomson.
Destaque para Fabrice Amadeo, trazendo seu Newrest - Arts et Fenêtres de volta para a regata, depois de reparos. Mesmo atrasado centenas de milhas dos concorrentes, o que vale é competir!
A grande batalha pela liderança, contudo, deve começar mesmo depois, pouco antes da linha do equador, nos "doldrums" (zona de convergência intertropical).
Na regata virtual, o número de participantes cresceu para mais de 700 mil competidores! Acontece que quem entrar, mesmo atrasado, terá seu barco colocado em posição intermediária na flotilha. Assim, ainda terá chances (ou seja, não vai precisar partir do porto de Les Sables d'Olonne).