Duas bravas velejadoras
Fora da disputa,
mas velejando até o fim
Les Sables d’Olonne à espera de Isabelle Joschke e Sam Davies, estrelas afastadas da competição por quebras em seus barcos
Após o abandono forçado e escala no Brasil para reparos no seu Imoca 60, Isabelle Joschke (MACSF) está agora no Golfo da Biscaia e navega em rumo direto para Les Sables d’Olonne, onde completará o percurso da Vendée Globe nas próximas horas, 108 dias depois da largada.
Ela conseguiu ficar à frente da depressão que afetará Samantha Davies esta noite.
Fora da corrida desde 9 de janeiro, após um dano na quilha, "Isa" deve chegar nesta quarta-feira, a partir do meio-dia (hora local, quatro horas à frente do horário de Brasília).
Já Sam Davies (Initiatives-Cœur), que igualmente abandonou a regata, ao parar para consertar seu veleiro na África do Sul, e decidiu fechar o percurso de volta ao mundo mesmo assim, deve chegar entre 24 e 48 horas mais tarde, depois de vencer ventos fortes e mar grosso a passagem pelo Cabo Finisterra, marco da entrada no Golfo da Biscaia.
Além de Isabelle e Sam, mais seis competidores abandonaram a Vendée Globe 2020-21. Dos restantes, 23 já terminaram a volta ao mundo e dois continuam navegando: a francesa Alexia Barrier (TSE – 4 My Planet), que deve chegar entre 28 de fevereiro e 1º de março, e o finlandês Ari Huusela (Stark), previsto para entrar em Les Sables d’Olonne quatro ou cinco dias depois.