Busca por Escoffier

O veleiro PRB, de Kevin Esfoffier, foi abandonado por seu skipper quando grande quantidade de água entrava a bordo

O veleiro PRB, de Kevin Esfoffier, foi abandonado por seu skipper quando grande quantidade de água entrava a bordo

Alerta máximo

Escoffier abandona seu barco

O PRB estava em terceiro lugar na Vendée Globe quando seu skipper, o francês Kevin Escoffier, acionou o epirb (sinalizador de socorro), a 840 milhas a sudoeste da Cidade do Cabo

Às 13h46 (horário UTC), o skipper Kevin Escoffier, de 40 anos, enviou uma mensagem para sua equipe de terra, explicando que seu barco, o PRB, estava fazendo água em grande quantidade. Imediatamente, a direção da Vendée Globe pediu ajuda ao barco mais próximo, o Yes We Cam, do também francês Jean Le Cam, que atendeu prontamente, mudando o rumo para a última posição enviada por Escoffier quando o epirb foi acionado (40°55 S 9°18 E), a 840 milhas da Cidade do Cabo.

Kevin Escoffier a bordo de seu PRB

Kevin Escoffier à bordo de seu PRB

Pouco tempo depois, Jean Le Cam anunciou ter avistado a balsa de abandono de Escoffier. Contudo, após várias manobras, não conseguiu chegar perto o suficiente para resgatar o compatriota em razão do mar com ondas de cinco metros e ventos fortes, e acabou perdendo o bote de vista ao anoitecer. Tampouco conseguiu contato por rádio ou pelo receptor AIS.

A direção da Vendée Globe, antes mesmo de Le Cam perder o contato com Escoffier, já tinha solicitado auxílio a outros três veleiros: os de Yannick Bestaven (Maître Coq IV), Sébastien Simon (Arkéa Paprec) e Boris Herrmann (Seaexplorer - Yacht Club de Monaco). O Maître Coq e o Seaexplorer já chegaram ao local e, coordenados por Le Cam, procuram por Escoffier.

A direção de regata da Vendée Globe alertou ainda o serviço de socorro (MRCC Cape Town e Cross Griz Nez) para colaborar em uma operação de resgate.

Le Cam está se comunicando regularmente com a direção da regata e as autoridades de resgate. A equipe de terra PRB reportou que, além do sinalizador pessoal mob (man overboard, homem ao mar) AIS, que é de curto alcance e transmite em frequência HF), Escoffier também dispõe de equipamentos de sinalização em seu bote salva-vidas. Na região, o amanhecer será por volta das 3h40 UTC (0h40 horário de Brasília) e a busca não será interrompida mesmo durante a noite.

(Texto elaborado a partir de comunicados da organização da Vendée Globe e da equipe PRB).

Jean Le Cam, experiente navegador, em sua quinta Vendée Globe, luta para resgatar Escoffier

Jean Le Cam, experiente navegador, em sua quinta Vendée Globe, luta para resgatar Escoffier