Semana de Vela de Angra
Os argentinos
levaram tudo!
Por Roberto Negraes
O veleiro Katara, da Argentina, venceu a Semana de Angra e o Brasileiro de ORC
Dois barcos representantes do Yacht Club Argentino, de Buenos Aires, levaram a melhor na Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis, que teve a participação de 45 barcos. Eles arrebataram não só o primeiro e segundo lugares como também o título do Campeonato Brasileiro da classe ORC, disputado concomitantemente, no feriado de 7 de setembro, na Baía da Ilha Grande.
Após vitória nas três primeiras regatas, o Katara —comandado por Julian Somodi e com tripulação mista de argentinos e brasileiros, entre os quais Klaus Gonçalves e André Mirsky, velejador com muita experiência nas águas de Angra— conseguiu manter uma regularidade nos demais dias e encerrou com chave de ouro, ao conquistar a vitória na última regata de percurso. Com isto, voltou para a Argentina com os títulos da Semana de Vela de Angra e do Brasileiro de ORC de 2023.
Completando a predominância portenha na Costa Verde, o Sandokan, de Federico Breuer, terminou como vice-campeão geral. Já o gaúcho Crioula, com o velejador olímpico Samuel Albrecht como tático, venceu a quinta regata no último dia e garantiu a medalha de bronze, fechando o pódio do evento.
Na classe BRA-RGS, o título ficou com o Cristalino, do Iate Clube do Rio de Janeiro, com três vitórias nas quatro regatas disputadas. O Buscapé ficou em segundo lugar e o Orion em terceiro.
Além do Brasileiro de ORC, a Semana de Angra contou como terceira etapa da Copa Brasil de Vela de Oceano, criada e gerenciada pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO). As próximas etapas serão o Circuito Rio (em novembro) e a 4ª etapa da Copa Mitsubishi, em Ilhabela (novembro e dezembro).
Classificação na ORC
1º Katara (ARG) 7 pontos perdidos
2º Sandokan (ARG) 19
3º Crioula (BRA) 20;
5º Phoenix (BRA) 26
6º Boto V (BRA) 27
7º Bravo (BRA) 29
8º Orson (BRA) 29,5
9º AsbarVI (BRA) 33
10º King (BRA) 39