Copa Mitsubishi 2022

Proa do Phoenix, vencedor da segunda etapa da Copa Mitsubishi - 22º Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Tem vela em

Ilhabela

Segunda etapa da Copa Mitsubishi encerra com Phoenix, Zeus, Ginga e Caballo Loco na frente

Sede da Copa Mitsubishi – 22º Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, o Yacht Club de Ilhabela recebeu 43 veleiros para a segunda etapa do torneio, que serviu como um aquecimento para a sempre aguardada Semana de Vela de Ilhabela, que se realiza tradicionalmente em julho.

As regatas foram realizadas em dois fins de semana (28 e 29 de maio; e 4 e 5 de junho), sob ventos que variaram entre 4 até mais de 20 nós, o que exigiu mais atenção das tripulações.

A vitória na categoria ORC Gold ficou para o Phoenix (um Botin 44), de Eduardo Souza Ramos, com três vitórias em cinco regatas, somando cinco pontos. Atrás dele vieram o Grand Soleil 46 Xamã, de Sergio Klepacz (com 11 pontos); e o TP 52 Crioula, de Eduardo Plass (uma vitória, 14 pontos).

Na ORC Silver, o destaque e liderança ficaram para o Bravo (Skipper 30), de Jorge Berdasco (duas vitórias; seis pontos), com o Malbec 360 Orson, de Carlos Eduardo Silva (duas vitórias e 7 pontos) em segundo lugar; e outro Malbec 360, o Lucky, de Luiz Villares (uma vitória e 8 pontos), em terceiro.

Entre os barcos da categoria RGS A, venceu o Bénéteau 40.7 Zeus, de Paulo Moura (três vitórias e cinco pontos); o Fast 360 Urânia, de Luís Bonina, terminou em segundo lugar (uma vitória e 8 pontos); e o Wind 34 BL3 Urca (com 11 pontos) completou o pódio.

Na RGS C, a vitória foi do Cal 9.2 Brazuca, de José Rubens Bueno (2 vitórias e 7 pontos), secundado pelos Skipper 21 Sextante, de Thomas Shaw (duas vitórias e 7 pontos), em segundo e Triton, de Ricardo Zamboni, em terceiro lugar (com 13 pontos).

Após uma competição muito equilibrada, a classe HPE25 viu o primeiro lugar indo para o Ginga, de Breno Chvaicer, com três vitórias e 10 pontos; o segundo para o Mussulo (José G. Caldas, com duas vitórias e 10 pontos); e o terceiro para o Pé de Vento (Vasco Simões, com duas vitórias e 21 pontos).

Como sempre, a classe C30 chamou a atenção pela disputa acirrada, terminando com o domínio e vitória do Caballo Loco, de Mauro Dottori (4 vitórias e 8 pontos). O segundo lugar foi para o Loyaty, de Alex Leal (duas vitórias e 12 pontos); e o terceiro para o Kaikias, de Eduardo Mangabeira (uma vitória e 14 pontos).

No sábado 4 de junho, teve frio, garoa, nebulosidade e vento. "Não havia visibilidade, por isso a Comissão de Regatas optou por uma prova de percurso entre Armação e Praia da Fome. Logo na largada, quebrou a adriça (cabo para içar vela) e depois, o moitão (roldana por onde passa o cabo), e caímos para o terceiro lugar. Depois nos recuperamos e chegamos bem na frente", contou Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco, que levou duas garrafas do vinho chileno (do qual tomou emprestado o nome de seu barco) para brindar com seus concorrentes da classe C 30, na confraternização das tripulações à noite no clube. “Foi muito divertido”, disse entre risos o comandante, que largou na frente na primeira regata do dia seguinte, mas viu sua vela balão rasgar-se em uma rajada no último contravento. “Mesmo assim, chegamos em segundo. Na segunda regata, largamos bem novamente, o que nos ajudou a cruzar a linha de chegada na frente", completou Mauro Dottori, de olho no terceiro título seguido com este mesmo barco, na Copa Mitsubishi.

"O Caballo Loco mereceu a vitória. Está velejando de forma consistente e será uma missão difícil superá-lo na Semana de Vela para chegarmos ao bicampeonato. Sem falar no Loyalty, que está velejando forte, e nos barcos que vêm de Floripa, Katana Portobello e Zeus, sempre muito bem preparados. A Classe C30 chegará com força à principal competição de oceano do país", avaliou Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias, que chegará à Semana de Vela de Ilhabela com a missão de defender o título de campeão na Classe C30, obtido no ano passado.

Para os veleiros C30, a Semana de Vela de Ilhabela valerá como a segunda de um total de quatro etapas do Campeonato Brasileiro da classe.

A Copa Mitsubishi prossegue com mais duas etapas, sendo a terceira em outubro (dias 8 e 9; e 15 e 16) e a quarta em novembro (dias 26 e 27) e dezembro (dias 3 e 4).