Circuito de Santa Catarina

Grande

encontro no Sul

Por Roberto Negraes / Fotos: Daniel Mafra - Veleiros da Ilha - Divulgação

Maior e mais tradicional evento da vela no estado, 33º Circuito Oceânico de Santa Catarina teve 46 veleiros na raia

Agora fazendo parte do Campeonato Brasileiro da classe ORC, e com mais um dia de competição (passou de quatro para cinco dias), o 33º Circuito Oceânico de Santa Catarina, realizado pelo clube Veleiros da Ilha, foi disputado entre os dias 1º e 5 de fevereiro em Florianópolis na raia Jurerê.

Após sete regatas, sendo duas de percurso e cinco no formato barla-sota, o grande vencedor na categoria ORC A foi o veleiro TP52 Crioula 52 (comandante Eduardo Plass). Já na ORC B, a vitória coube ao Felci 315 Índio (comandante Cícero Hartmann). Ambos os barcos representando o clube Veleiros do Sul, de Porto Alegre.

Entre os participantes, houve nomes de peso da vela, como André Fonseca, o Bochecha, com participação em três Olímpiadas e em três edições da Volvo Ocean Race (atual The Ocean Race); Samuel Albrecht (participante em duas Olimpíadas); Marco Grael, que esteve nas duas últimas Olimpíadas; Bruno Fontes (duas Olimpíadas), além de outros experientes velejadores e de novas promessas da vela brasileira.

Para Ildefonso Witoslawski Junior, comodoro do Veleiros da Ilha, o evento foi um sucesso, com o clube sempre apoiando a vela. "No próximo mês de março, o clube irá receber a classe Optimist, para a seletiva da equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial deste ano", avisou o comodoro.

O 33º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022 - Cidade de Florianópolis, patrocinado pelas empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas d´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin, bem como por Umberto Gobbato, como pessoa física.

Os campeões do 33º Circuito Oceânico de Santa Catarina

Classe C30: Katana (comandante César Gomes Neto, SC)

HPE 30: Ximango (comandante Paulo Gonçalves, RS)

RGS: Garrotilho (comandante Paulo Linhares, SC)

RGS A: Sossegado (comandante Marco Hidalgo, SP)

RGS B: Mako IV (comandante Alex Fazzini, SC)

Bico de proa: Livre (comandante Damiana da Rocha Vianna, RS

Multicasco: Dadu (comandante George Lima, BA)

Star: Admar Gonzaga e Ronald Seifert, Iate Clube do Rio de Janeiro