Volta ao Mundo

A The Ocean Race começará em Alicante (Espanha) e terminará em Gênova (Itália), passando por Itajaí, em Santa Catarina

The Ocean Race

2022-23

Por Roberto Negraes

Mais famosa regata de volta ao mundo de veleiros com tripulação começa no próximo dia 15 de janeiro

São onze os barcos aguardando em Alicante, Espanha, pela largada da 14ª edição da mais famosa regata oceânica de volta ao mundo para veleiros com tripulação, a The Ocean Race 2022-23, no próximo dia 15 de janeiro.

O evento deveria ter iniciado em outubro de 2022, mas em razão da pandemia passou por seguidos atrasos na organização. Contudo, mesmo com o início postergado para este mês de janeiro de 2023, o nome original foi mantido.

Nesta edição, além dos barcos da classe VO65 (seis no total), a flotilha terá cinco veleiros da classe Imoca, de 60 pés, projetados originalmente para regatas em solitário ou em duplas.

Os inscritos na classe Imoca 60 competirão pelo troféu The Ocean Race, enquanto os VO65 disputarão o troféu The Ocean Race for VO65.

Os VO65 são barcos de design único, ou seja, todos construídos segundo o mesmo projeto. Os Imoca também seguem um projeto para todos os barcos; contudo, na prática, é como os carros de Fórmula 1, as regras são iguais, mas os detalhes trabalhados pelos construtores podem resultar em diferenças de desempenho.

Os Imoca são uma grande e bem-vinda novidade para a The Ocean Race, pois são veleiros de alta tecnologia, que, com uso de hidrofólios, navegam "voando baixo".

Sprint Race Cup

No último domingo 8 de janeiro, todos os onze barcos participaram da primeira disputa da Sprint Race Cup, série de regatas curtas in-port, em águas abrigadas, cuja pontuação não entra na contagem geral da volta ao mundo, mas pode ser utilizada para desempate. Os Imoca farão as regatas Sprint em cada escala da The Ocean Race, enquanto a flotilha VO65 competirá nas paradas de apenas três etapas da volta ao mundo.

A regata in-port em Alicante foi disputada em calmaria suficiente para impedir que vários dos barcos completassem a prova dentro do tempo regulamentar. Com isso, somente o Wind Whisper (da Polônia) conseguiu terminar entre os VO65. Já na flotilha dos Imoca, apenas o Team Jajo (da Holanda) não cruzou a linha de chegada (confira os resultados a seguir).

Resultados da 1ª regata in-port (Alicante, Espanha)

Classe Imoca

1º - Team Malizia (Alemanha) - skipper: Boris Herrmann - 5 pontos

2º - 11th Hour Racing Team (EUA) - skipper: Charlie Enright - 4 pontos

3º - Biotherm Racing (França) - skipper: Paul Meilhat - 3 pontos

4º - Guyot Environnement - Team Europe (França/Alemanha) - skipper: Benjamin Dutreux / Robert Stanjek - 2 pontos

5º - Equipe Holcim - PRB (Suíça) - skipper: Kevin Escoffier - 0 ponto

Classe VO65

1º - Wind Whisper Racing Team (Polônia) - skipper: Pablo Arrarte - 6 pontos

2º - Austrian Ocean Racing powered by Team Genova (Áustria/Itália) - skipper: Gerwin Jansen - 0 ponto

3º - Viva México (México) - skipper: Erik Brockmann - 0 ponto

4º - Ambersail 2 (Lituânia) - skipper: Rokas Milevičius - 0 ponto

5º - Mirpuri Foundation Racing Team (Portugal) - skipper: António Fontes - 0 ponto

6º - Team Jajo (Holanda) - skipper: Jelmer van Beek - 0 ponto

Adaptando os Imoca

Os últimos dias estão sendo especialmente movimentados para quatro das cinco equipes da classe Imoca. Isto porque seus barcos competiram na regata transatlântica Route du Rhum (entre a França e o Caribe), em novembro passado, tendo a bordo apenas o skipper. Com isto, após o retorno à Europa, em dezembro, esses veleiros tiveram de ser atualizados para poderem levar mais três ou quatro tripulantes e, depois, passar pela medição.

Os barcos têm tripulações mistas. Os Imoca, por serem menores, devem ter de quatro a seis tripulantes; já os VO65 precisam levar, no mínimo, sete tripulantes.

A The Ocean Race, será transmitida pela Warner Bros - Discovery, Eurosport e é divulgada pelo site www.theoceanrace.com.

A rota

A primeira etapa da The Ocean Race 2022-23 irá de Alicante (Espanha) a Cabo Verde. De Cabo Verde, a flotilha seguirá para a Cidade do Cabo (África do Sul), onde completa a segunda etapa. A terceira etapa — a mais longa e jamais realizada, partirá da Cidade do Cabo com destino a Itajaí (Brasil). Do porto catarinense, os veleiros rumarão para Newport (EUA), e, de lá, para Aarhus (Dinamarca), chegada da quinta etapa. Em seguida, após uma passagem por Kiel (Alemanha), a flotilha percorrerá um trecho do Mar Báltico e terminará a sexta etapa em Haia (Holanda). Finalmente, a sétima e última etapa, encerrará a The Ocean Race 2022-23 em Gênova, na Itália.

Nota - Apenas a flotilha Imoca dará a volta ao mundo. Os VO65, dos quais o único a conseguir patrocínio foi o Mirpuri Foundation, farão somente a etapa Alicante–Cabo Verde e as duas últimas etapas da regata, na Europa.

Missão ambiental

Além do esporte, a organização da The Ocean Race vem se dedicando a outra atividade, de cunho ambiental. Em conjunto com a Mission Blue (uma ONG dedicada a explorar e proteger o oceano) e por meio de seu programa Racing with Purpose (Regata com Propósito), criado com o parceiro fundador 11th Hour Racing, a The Ocean Race trabalha há mais de 1,5 ano para instituir uma Declaração Universal dos Direitos do Oceano e proteger 30% dos mares até 2030.

A ideia é obter adesão do público à sua campanha One Blue Voice para, em setembro deste ano, apresentar à Assembleia Geral das Nações Unidas, uma petição pela Declaração Universal dos Direitos do Oceano e implantar uma estrutura global para a proteção dos mares.