RORC Transatlantic 2023
Entre a África
e o Caribe
Por Roberto Negraes
Trimarã italiano quebra recorde da RORC Transatlantic Race em mais de 17 horas
O máxi italiano Maserati, um trimarã de 70 pés sob comando do skipper Giovanni Soldini, foi o fita azul entre os multicascos participantes da RORC Transatlantic Race 2023. Mais que isto, Soldini estabeleceu um novo recorde para multicascos nesta regata.
O italiano completou o percurso de 3 mil milhas marítimas, entre as Ilhas Canárias (ao largo da costa africana, portanto) e Granada, no Caribe, no dia 13 de janeiro, em 5 dias, 5 horas, 46 minutos e 26 segundos. Com esta marca, superou o recorde em mais de 17 horas, o que justificou uma grande comemoração para o capitão e os seis tripulantes do Maserati. A eles juntaram-se as equipes dos máxis Snowflake e Zoulou (2º e 3º colocados entre os multicascos, ambos igualmente de 70 pés).
O ex-comodoro do RORC e atual secretário-geral do IMA, Andrew McIrvine, presenteou o capitão do Maserati, Giovanni Soldini, com o troféu Transatlantic Race Multihull, da categoria multicascos
Monocascos
O Volvo 70 I Love Poland, pertencente à Fundação Nacional Polonesa, comandado por Grzegorz Baranowski, cruzou a linha de chegada, na Camper & Nicholsons Port Louis Marina, no dia 17 de janeiro, conquistando as “Honras da Linha dos Monocascos” em menos de nove dias.
Nove tripulantes do I Love Poland têm menos de 35 anos e o capitão Grzegorz Baranowski é o membro mais velho da equipe. Skipper altamente talentoso, Baranowski envolveu-se no programa da Fundação Nacional Polonesa desde seus estágios iniciais. O I Love Poland está formando com sucesso velejadores de longo curso de primeira classe, como o navegador Konrad Lipski, de apenas 27 anos.
Poucas horas após a chegada do I Love Poland, foi a vez do classe Imoca Canada Ocean Racing completar o percurso, com o tempo de 9 dias, 12 horas, 26 minutos e 16 segundos.
O segundo monocasco a cruzar a linha de chegada foi o supermáxi sueco Jasi, um Swan 115, comandado por Toby Clarke, em 9 dias 14 horas, 43 minutos e 37 segundos. O terceiro a chegar foi o veleiro alemão Black Pearl, um Botin 56, com Stefan Jentsch ao leme.
A RORC Transatlantic Race 2023
A RORC Atlantic Race largou no dia 8 de janeiro, da ilha Lanzarote, para terminar na ilha caribenha de Granada. Esta é a nona edição desta regata transatlântica, organizada pela International Maxi Association - IMA, o Yacht Club da França e o Royal Ocean Racing Club da Inglaterra – RORC, um dos grandes promotores de regatas offshore por todo o mundo.
Este evento é popular desde seu início, em 2014, quando, então organizado pelo RORC, atraiu alguns dos maiores veleiros oceânicos da época, como o Nomad IV (um Finot de 100 pés) e o 90 pés Winfall.
A RORC Transatlantic Race oferece uma transição técnica atraente para os velejadores europeus, que deixam os ventos frios e as fortes ondas do Atlântico Norte em direção a águas calmas, temperaturas agradáveis e os confiáveis ventos alísios, quase como uma viagem de férias.
Classificação
Multicascos
1º Maserati (Itália)
2º Snowflake (EUA)
3º Zoulou (França)
4º Banzai (França)
Monocascos
IRC geral
1º Teasing Machine (França)
2º Black Pearl (Alemanha)
3º Rafale (Alemanha)
4º I Love Poland (Polônia)
5º Canada Ocean Racing (Canadá)
Vencedores por categoria
IRC Super Zero - I Love Poland (Polônia)
IRC Zero - Teasing Machine (França)
IRC 1 - EH01 (Inglaterra)
IRC Two Handed (em dupla) - Canada Ocean Racing (Canadá)