RORC Caribbean 600 - 2022
Um labirinto
de ilhas tropicais
Por Roberto Negraes
Veleiro americano Warrior Won é o vencedor da RORC Caribbean 600 de 2022
Realizada a partir da ilha Antigua, numa parceria entre o local Antigua Yacht Club e o inglês Royal Ocean Racing Club, a RORC Caribbean 600 (2022) foi vencida, na classificação geral, pelo veleiro american Warrior Won.
A regata contou com a participação de muito barcos velozes, como maximonocascos e maxitrimarãs (para estes, a competição não durou dois dias). Já os veleiros menores, como os classe 40, concluiram a regata depois de quatro dias em sua maioria, em razão de uma calmaria surgida justamente a poucas milhas da linha de chegada.
Mas quem foi o fita azul? Com uma navegação bastante técnica, que exigiu um grande número de manobras pelas onze ilhas do trajeto, o maximonocasco de 125 pés Skorpios, tendo como skipper o espanhol Fernando Echávarri, foi o fita azul entre os monocascos, percorrendo as 600 milhas do trajeto em apenas 1 dia, 16 horas, 39 minutos e 51 segundos. Entre os maxitrimarãs, o fita azul foi o vencedor entre os multicascos, o italiano Maserati, com apenas 1 dia, 17 horas, 20 minutos e 57 segundos.
Com um surpreendente desempenho, o Warrior Won é um 52 pés da classe IRC Zero, do skipper Christopher Sheehan (EUA), superando com boa vantagem o segundo colocado, o supermaxi Comanche (100 pés), de Mitch Booth, também de bandeira americana (da categoria Superzero). O terceiro colocado na classificação geral foi o veleiro Tala, igualmente um 52 pés da IRC Zero, comandado por David Collins (Grã-Bretanha). O Warrior Won é um barco de construção recente, que estreou em regatas no ano passado, vencendo a Transpac 2021 (travessia do Pacífico).
Uma tripulação multinacional arrendou o veleiro VO65 Sailing Poland para competir pela equipe Groovederci Racing (EUA), tendo como skipper Deneen Dmourkas, dentro da categoria Superzero. Além do quarto lugar na geral da RORC Caribbean 600, o Sailing Poland (barco da equipe polonesa que disputará a The Ocean Race) chegou à frente de outro veleiro de origem polonesa, o I Love Poland, que também estará presente na The Ocean Race. "Pela primeira vez, reuni uma equipe de última hora para competir, mas tudo funcionou muito bem. Realmente, ótimas pessoas e grandes velejadores. Acertei com um excelente grupo de pessoas para competir nesta regata!", contou Deneen Dmourkas.
Já na veloz luta dos maxitrimarãs, logo de início o Multi70 Maserati (comandado por Giovanni Soldini) começou bem, tomando a liderança do também Multi70 Power Play (de Peter Cunninghan, EUA) com o Argo (de Jason Carroll, EUA) seguindo de perto. E assim, uma disputa espetacular em alta velocidade começava, com ventos de 15 nós, rajadas até 20 nós. Ao final, a vitória foi mesmo dos italianos do Maserati, mas foi o americano Argo que terminou na vice-colocação da categoria (Mocra).
A disputa mais acirrada da RORC Caribbean 600 deste ano aconteceu na IRC 1. Costumeiros rivais nas regatas do Royal Ocean Racing Club, novamente destacaram-se dois barcos ingleses: o Sunrise (vencedor da última Fastnet Race) e o Dawn Treader. Durante todo o percurso de 600 milhas, a luta foi renhida entre as tripulações, com troca de posições constantes, mas no final o vencedor foi Sunrise, batendo o Dawn Treader por apenas 12 minutos. Em terceiro terminou o L'Ange de Milon (França), de Jacques Pelletier.
A categoria IRC 2 lembrou um jogo de cartas marcadas. Pois pela sétima vez, o veleiro Scarlet Oyster, do inglês Ross Applebey, venceu —Applebey, na verdade, ganhou oito vezes consecutivas na categoria, só que sua primeira vitória foi em outro barco. O Scarlet Oyester terminou a regata pouco antes do amanhecer da sexta-feira, 25 de fevereiro, conquistando as honras da classe e vitória após a correção do tempo na categoria IRC.
Para completar, veio a classe 40, com barcos mais lentos, e por isto foi a única categoria que pegou uma calmaria desanimadora nas últimas milhas do percurso. O fato determinou o vencedor, com um final dramático entre dois veleiros. O Guidi, de Charles-Louis Mourruau (França), liderou a maior parte da corrida, mas praticamente parou quando o vento desapareceu, já bem próximo da linha de chegada. Com isso, o Finimmo, de Herve Thomas (França) aproveitou para assumir a liderança nas milhas finais, e venceu por apenas 61 segundos. Mostrando grande espírito esportivo, a tripulação do Finimmo foi saudar a equipe do Guidi quanto este atracou na marina do clube, solidarizando-se com os rivais.
A versão virtual da RORC Caribbean 600
Aproximadamente 24 mil veleiros virtuais participaram da RORC Caribbean 600. Eu registrei meu barco principal, o Curupira VIII BST (equipado com o full pack, ou seja, todos os opcionais, hidrofólios, velas extras, catracas profissionais, etc.), e mais o meu veleiro reserva, o Moleque Saci BST (este apenas com velas leves, code zero e catracas pro). Na largada, sob ventos de 15 a 16 nós, fiz uma melhor escolha de rota com o Moleque Saci, passando perto da costa para depois dar um bordo para seguir o rumo da primeira boia (como fizeram os veleiros na regata real). Duas horas depois de largar, estava acima dos 500 primeiros colocados com o Curupira VIII BST.
Logo o Moleque Saci BST foi sendo ultrapassado por mais de mil barcos (estava com poucos recursos), e lhe dei pouca atenção. Com o Curupira VIII BST, fui lutando por recuperar posições. Camba para cá e para lá, perto da metade da RORC Caribbean 600 fui ganhando posições e cheguei ao 172º no ranking, já no segundo dia de regata. Então, mais um erro e encalhei numa das ilhas! Até conseguir retornar à competição, perdi nada menos do que 400 posições e a liderança entre os brasileiros passou para o Macotoso INC Bureau Vallée. O Curupira VIII BST voltara à situação de início...
No terceiro dia, já perto de terminar a regata, eu havia novamente recuperado posições e estava por volta dos 250º no ranking, quando passei pela penúltima boia, numa rota obrigatória de contorno da ilha Antigua. Quando se contorna uma boia, acende uma luz verde, significando que você fez a manobra corretamente. Mas passei e continuava vermelha, nada de mudar. Eu tinha certeza de que contornara do modo certo, mas continuava vermelha; então decidi voltar, ou seria como que desclassificado. No momento em que mudei o rumo barco para isso, a luz acendeu verde! Eu havia contornado corretamente, mas a luz verde simplesmente demorara muito para acender. Ou eu que fui impaciente... Com isso, perdi mais 50 posições justo nas últimas milhas da regata, caindo para 307. Contudo, mais um esforço, e o Curupira VII BST fechou no 261º lugar, com o Macotoso INC Bureau Vallée em primeiro entre os brasileiros e com um excelente 82º lugar na classificação geral. Seu comandante Marco fazia parte da equipe BST, mas em razão ser um excelente navegador, foi convidado recentemente para uma equipe da mesma empresa que patrocinou o barco de Louis Burton — o 3º colocado na Vendée Globe real.
Resultados da da RORC Caribbean 600
IRC Geral
1º Warrior Won (Christopher Sheehan, EUA)
2º Comanche (Mitch Booth, EUA)
3º Tala (David Collins (Grã-Bretanha)
4º Sailing Poland (arrendado para a skipper Deneen Demourkas, EUA)
5º Callisto (Jim Murray, EUA)
6º I Love Poland (Grzegorz Baranowski, Polônia))
7º Teasing Machine (Eric de Turckheim, França)
8º Leopard (Christopher Sherlock, Mônaco)
9º Prospector (Larry Landry, Paul McDowell, Martin Roesch, EUA)
10º Skorpios (arrendado, Fernando Echávarri, Espanha).
IRC Superzero
1º Comanche (EUA)
2º Sailing Poland (arrendado para a skipper Deneen Demourkas, EUA)
3º I Love Poland (Grzegorz Baranowski, Polônia)
IRC Zero
1º Warrior Won (Christopher Sheehan, EUA, vencedor geral no tempo corrigido)
2º Tala (David Collins, Grã-Bretanha)
3º Callisto (Jim Murray, EUA)
IRC 1
1º Sunrise (Thomas Kneen, Grã-Bretanha)
2º Dawn Treadeer (Eric Bell, Grã-Bretanha)
3º L"Ange de Milon (Jacques Pelletier, França)
4º Pata Negra (Andrew Hall, Grã-Bretanha)
5º Wings (Bill Wiggins, EUA)
IRC 2
1º Scarlet Oyster (Ross Applebey, Grã-Bretanha)
2º EH01 (Andy, Global Yacht Race, Grã-Bretanha)
3º Jangada (Richard Palmer, Grã-Bretanha)
Mocra (multicascos)
1º Maserati (Giovani Soldini, Itália)
2º Argo (Jason Carrol, EUA)
3º Groupe Gca - 1001 Sourires (Gilles Lamire, França)
Classe 40
1º Finimmo (Hervé Thomas, Noruega)
2º Guidi (Charles-Louis Mourruau, França)
3º Vicitan (Olivier Defrieu, França)