13ª RORC Caribbean 600
Um bom
começo
Aberta a todas as classes, a regata RORC Caribbean 600 2022 tem 74 barcos e cerca de 700 velejadores na largada
Começou ontem, 21 de fevereiro, sob 15 nós de vento de nordeste com rajadas de até 20 nós, a RORC Caribbean 600 de 2022, a regata de 600 milhas do Royal Ocean Racing Club, agora em sua 13ª edição. Aberta a todas as classes, é uma das mais competitivas do Caribe, atraindo de velejadores amadores até nomes consagrados da vela. Neste ano, largaram 74 barcos, entre monocascos e multicascos, levando a bordo mais de 700 velejadores representando 32 países.
A partida foi nas águas de Antigua (Antigua e Barbuda), que também serão o ponto da chegada, após um percurso que passa por 11 ilhas (em Barbuda; Guadalupe; Montserrat; São Cristóvão e Névis; e Anguila).
Houve quatro largadas. Primeiro foi o grupo dos IRC 1, IRC 2 e CSA. Depois foi a vez dos IRC Zero e dos Classe 40. Em seguida largaram os IRC Superzero, com Comanche (um VPLP/Verdier de 100 pés) e Skorpios (Club Swan 125) apontados como favoritos à fita azul dos monocascos e com reais possibilidades de bater o recorde de 37 horas, 41 minutos e 45 segundos estabelecido pelo Rambler, de 88 pés, em 2018.
No cálculo do sistema IRC, o competidor mais rápido nesta regata é o Volvo 70 L4 Trifork (ex-Ericson 4, da Dinamarca, vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009, sob o comando de Torben Grael). Com este barco comandado por Jens Dolmer, o tático Bouwe Bekking diz que espera ser o primeiro Volvo 70 a chegar. Seus concorrentes diretos são o Ocean Breeze, com tripulação polonesa, e o Il Mostro, do Canadá.
Os últimos a largar foram os multicascos, com a promessa de revanche pela fita azul entre Maserati, Argo e Power Play. Estes trimarãs de 70 pés protagonizaram uma disputa acirrada na regata RORC Transatlantic deste ano, com o italiano Maserati, de Giovanni Soldini, vencendo a corrida de 3.000 milhas por uma margem muito pequena — o mesmo Maserati estabeleceu, em 2019, o atual recorde da RORC Caribbean 600: 30 horas e 49 minutos.
Após quatro horas de regata, o Maserati liderava os multicascos, enquanto entre os monocascos quem puxava a fila era o IRC Superzero monegasco Skorpios, de Dmitry Rybolovlev, comandado pelo espanhol Fernando Echávarri, apenas uma milha à frente do Comanche (Ilhas Cayman), comandado pelo australiano Mitch Booth.
Nesse momento, os britânicos Sunrise e Dawn Treader estavam uma milha à frente do também britânico Pata Negra entre os barcos IRC 1. Na categoria IRC 2, o EH01 e o Scarlet Oyster, ambos igualmente do Reino Unido, seguiam na frente.
A flotilha IRC ZERO vinha sendo liderada pelo veleiro americano Warrior Won. Já na Classe 40, os dois primeiros barcos eram franceses, com o Finnimo uma milha à frente do Guidi (confira a posição atual dos barcos aqui).
Assista ao vídeo da largada da RORC Caribbean 600 de 2022:
Ficou com vontade de participar? Pois saiba que a RORC Caribbean 600 tem uma versão para computador, na Virtual Regatta, um excelente treino também para velejadores reais.