Este é o primeiro brasileiro a chegar na Cape2Rio 2020

Mussulo: da África do Sul ao Rio com apenas dois tripulantes a bordo. Fotos: Alec Smith - Divulgação

Mussulo: da África do Sul ao Rio com apenas dois tripulantes a bordo. Fotos: Alec Smith - Divulgação

O Mussulo

e sua tripulação

Quinto a cruzar a linha de chegada da Cape2Rio 2020, o Mussulo, que veio da África do Sul com apenas dois tripulantes, foi o primeiro competidor brasileiro a completar o percurso - e venceu entre os monocascos

O veleiro Mussulo 40 Angola Cables Team, com a bandeira brasileira, foi o quinto barco da regata Cape2Rio 2020 (leia sobre a tradicional competição aqui e saiba como foi a edição 2020 aqui) a chegar ao Rio de Janeiro, sendo o vencedor na categoria Double Handed (apenas dois tripulantes), e o 1º colocado na categoria monocascos, com o tempo de regata de 17 dias, 1 hora e 6 minutos (ainda faltam vários veleiros chegarem ao Rio).

Seu comandante é o médico José Guilherme Pereira Caldas, natural de Angola, e o parceiro na regata é o Leonardo Chocourel, brasileiro, residente em Salvador (BA). O Mussulo é um veleiro Bavaria 55, produzido na Alemanha, e trazido em navegação solitária de Lisboa a Ilhabela (é filiado ao Yacht Club de Ilhabela) pelo próprio José Guilherme Pereira Caldas.

A bordo, Zé e Leo (como são conhecidos no meio náutico) dividiram as tarefas, e para a navegação utilizaram o software Expedition, dedicado a roteamento (escolha de melhor rota pelas previsões do tempo).

José Guilherme nasceu na ilha de Mussulo (distrito de Luanda, Angola, daí o nome do barco), onde aprendeu a velejar desde os 8 anos de idade. Ele veio para o Brasil com a família, em razão da guerra civil angolana, quando tinha 15 anos de idade. Morou em Vitória, onde formou-se em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, fazendo posteriormente mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, onde reside atualmente, chefiando o departamento de neuroradiologia do Hospital das Clínicas e sendo o coordenador médico do Hospital Sírio-Libanês.

Fora da medicina, o proprietário do Mussulo é um apaixonado pelo mar e navegação, tendo participado de várias Refeno, Semana de Vela de Ilhabela e inclusive competiu numa regata anterior da Cape2Rio, tendo o currículo várias travessias do Atlântico (prefere navegar em solitário).