Peixe à belle meunière
Por Tatiana Zanardi / Cook 4 Life / Ocean Eyes Experience
A origem do nome
Mas quem é, afinal, a tal belle meunière? Era a esposa do moleiro (pessoa que operava o moinho de trigo, na França do século XIX) e que tinha tanta farinha de trigo em casa que começou a empanar os peixes antes de fritá-los, para ficarem mais firmes. A receita evoluiu, acrescentando champignons e alcaparras, e algumas vezes camarões também.
Mais fácil do que você imagina!
Nesta receita, utilizei cogumelos paris, que acho mais saborosos, e desta vez não coloquei alcaparras e camarões, que aparecem em várias receitas. Estávamos em uma baía deserta, longe da cidade, então improvisei com o que tinha a bordo. Utilizei uma frigideira antiaderente para fritar os filés de peixe passados na farinha de trigo, com pouco azeite e pouca manteiga.
Acredito que uma refeição leve não é carregada em nenhum ingrediente, nada em exagero. Por este motivo tento manter o equilíbrio entre quantidade e sabor, para que fique saboroso sem ficar pesado.
Peixe à belle meunière
Serve: 2 pessoas
Tempo total de preparo: 15 minutos
Tempo de forno ou fogão: 30 minutos
Ingredientes
4 filés de peixe sustentável
8 cogumelos paris grandes
3 colheres (sopa) de manteiga
100 g de farinha de trigo (pode ser integral)
1/2 colher (sopa) de alho em pó
2 colheres (sopa) de azeite
Salsinha picada a gosto
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Modo de preparo
Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e reserve.
Limpe os cogumelos com uma folha de papel-toalha e fatie.
Passe os filés de peixe na farinha de trigo.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 colher de manteiga e 1 colher de azeite. Coloque os filés de peixe e frite em fogo médio até dourar. Vire e frite do outro lado. Reserve.
Na mesma frigideira, aqueça 2 colheres de manteiga, acrescente os cogumelos, a salsinha, o alho em pó e salpique um pouco de sal. Mexa e tampe, até os cogumelos murcharem e ficarem macios (por volta de 5 minutos).
Coloque os cogumelos sobre os filés de peixe, e bom apetite!
Qual peixe utilizar?
Normalmente, é utilizado o linguado, mas segundo o Guia de Pescados, o linguado-branco faz parte da Lista Amarela, ou seja, “coma com moderação”. Em lugares frios, a truta é uma boa alternativa. Aqui no Caribe, o único linguado que tem é o pequeno, ornamental, que não é consumido. Por isso comprei uma tilápia certificada da BAP (Best Aquaculture Practices) no mercado, pois esta receita fica boa com filés finos. No meu blog, você poderá ter mais informações sobre pescado sustentável e certificado. 🙂