Segurança a bordo
Como tornar
seu barco mais seguro
Por Marcio Dottori
Com a chegada do verão, volta o uso frequente do barco junto da família e amigos. Porém, antes de colocá-lo na água, convém observar ponto a ponto algumas medidas para garantir a segurança a bordo e não perder nem um minuto de diversão e descanso na água. Anote e confira todos os itens abaixo.
Revisões (faça e registre todas no diário de bordo):
Motores, geradores e maquinário – Siga fielmente a recomendação dos fabricantes, lembrando que cada equipamento tem normas específicas, por número de horas ou meses (o que ocorrer primeiro).
Sistema elétrico – Pelo menos uma vez ao ano, é importante que um eletricista náutico revise toda instalação do barco. Além do cabeamento, ele deve checar o funcionamento de todos os equipamentos eletro-eletrônicos, como rádio VHF, luzes de navegação e luzes internas.
Sistema hidráulico - Verifique os registros (válvulas) abaixo da linha d´água, as mangueiras de combustível e de água e reaperte todas as abraçadeiras de aço inox. Limpe o(s) tanque(s) de óleo diesel anualmente.
Antes de cada saída, inspecione e teste sempre todas as bombas de porão e os acionadores automáticos delas.
Para evitar incêndio a bordo
Não deixe o barco ligado à tomada do cais se não houver um responsável a bordo.
Prenda bem as baterias para evitar que se soltem com o balanço do barco.
Jamais cubra as baterias com caixas sem ventilação, porque durante a fase de carregamento há emissão de gases inflamáveis.
Mantenha o carregador de baterias em local bem ventilado.
Fixe todo o cabeamento elétrico com prendedores espaçados a, no máximo, cada 25 centímetros.
Prense, e nunca solde, os terminais dos cabos das baterias.
Utilize cabos elétricos certificados para uso aquático.
Nas anteparas, coloque proteção nos pontos de passagem do cabeamento elétrico, a fim de evitar curto-circuito.
Instale dispositivo de corte de energia onde houver churrasqueira elétrica.
Tenha exaustores com dispositivos mecânicos ou automáticos para acionamento no compartimento dos motores.
Instale detector de gases inflamáveis no compartimento dos motores a gasolina.
Se o barco tiver 15 metros (50 pés) ou mais, coloque câmeras no compartimento dos motores e exiba as imagens no posto de comando.
Se o barco tiver motorização a gasolina, verifique sempre o sistema de combustível após o abastecimento.
Instale um quadro de fusíveis ou disjuntores específicos para as bombas de porão. O ideal é cada bomba de porão ter um fusível ou disjuntor independente.
Se houver fogão a gás no barco, tenha um sistema corta-chamas e uma válvula acoplada ao sistema detector de gás.
Saiba mais:
e, abaixo, nas Videodicas do Marcio Dottori, no canal do Minuto Náutico no Youtube: