Caixa de ferramentas
Ferramentas a bordo
Preparado para consertos de emergência
Bolsa ou caixa de ferramentas? Tanto faz, desde que tenha o que você precisa
Além da motorização, há vários equipamentos que demandam cuidados mecânicos em uma lancha. Por isso, é fundamental haver a bordo uma bolsa ou caixa com ferramentas para dar conta da manutenção básica e de eventuais problemas que possam acontecer quando se está navegando — longe, portanto, da possibilidade de conseguir socorro mecânico rapidamente. Veja, a seguir, a sugestão do Marcio Dottori para montar um conjunto de ferramentas com14 itens para encarar qualquer situação.
O que toda caixa de ferramentas de uma lancha deve ter
Itens básicos para fazer manutenção e pequenos reparos a bordo — sabendo usar, eles quebram um “galhão”.
1. Jogo de chaves de fenda e Philips – Devem ser de vários tamanhos, incluindo as chaves bem pequenas.
2. Chaves soquetes (cachimbos) com catraca – São muito úteis para tirar rapidamente porcas em locais difíceis, sem danificá-las. Tenha, pelo menos, soquetes de 6 mm a 22 mm com extensores.
3. Jogo de chaves combinadas – Chaves combinadas são bem versáteis, pois têm uma ponta fixa em um lado e uma ponta estrela no outro. Servem para porcas de quase todos os cantos do barco. Chaves estrela com catraca facilitam bastante nosso trabalho, porque permitem rosquear porcas sem a necessidade de tirar a chave do lugar.
4. Parafusadeira elétrica – Não ocupa muito lugar na bolsa ou caixa de ferramentas e ajuda um bocado no trabalho de soltar ou apertar pequenos parafusos.
5. Jogo de alicates – Deve ser composto pelo modelo universal normal e pequeno; de pressão; de corte; e de bico. Se couber vale incluir alicate desencapador de fios e para grimpagem.
6. Duas chaves inglesas – Tenha uma pequena e uma média, para usar com chave combinada ou como quebra-galho para qualquer tipo de porca.
7. Jogo de chaves Allen (hexagonais) – Devem ter várias medidas entre, pelo menos, 1 mm e 10 mm.
8. Martelos e marretas – Tenha pelo menos um martelo de tamanho médio e um menor com cabeça de silicone num lado e borracha no outro.
9. Arco de serra – Você vai precisar para cortar mangueiras, madeira e fibra. Tenha lâminas de reserva, para aço e madeira.
10. Lima – Para desbastar metal ou fibra. Tenha também uma lima grossa para trabalhar com madeira.
11. Estilete – Tenha lâminas de reserva, pois costumam quebrar com frequência.
12. Maçarico pequeno – Para queimar pontas de cabos ou alargar uma mangueira. Deve ser usado com muito cuidado em lanchas com motores a gasolina.
13. Lanternas – Devem ser, pelo menos, duas: uma para prender na cabeça e uma normal. Tenha pilhas de reserva.
14. Trena – Além da trena, também é bom ter um paquímetro, para medições externas, internas, de profundidade e de ressaltos.
Assista, abaixo, à Videodica sobre o que levar na caixa de ferramentas. Inscreva-se no canal do Minuto Náutico no Youtube e clique no sininho, para não perder nenhuma novidade.