Luto na indústria eletrônica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Adeus a Gary Burrell, o “Gar”, da Garmin

A Garmin, marca mundialmente conhecida na área de equipamentos eletrônicos de navegação aquática, aérea e terrestre, perde um dos seus fundadores

Gary Burrell, um dos fundadores da americana Garmin, uma gigante em tecnologia e muito conhecida dos navegadores brasileiros, faleceu anteontem, 12 de junho, aos 81 anos. Líder no desenvolvimento do GPS, a empresa foi uma das primeiras a comercializar esse aparelho no Brasil, com o modelo portátil GPS 50, muito usado pelos soldados americanos na primeira Guerra do Golfo, que começou em 1990. Atualmente, a Garmin tem uma linha completa de instrumentos eletrônicos para navegação aquática, atuando fortemente também no segmento aeronáutico, automotivo e outdoor. No Brasil, a marca é representada pela Garmin Store (www.garminstore.com.br).

No comunicado oficial sobre a morte de Gary Burrell, a Garmin International, Inc. lembrou: “O Sr. Burrell co-fundou a Garmin com o Dr. Min Kao em 1989 com a visão de criar produtos com tecnologia emergente conhecida como Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) ou GPS. Trinta anos depois, a Garmin passou de um punhado de engenheiros para uma empresa de localização global e de produtos de comunicação, com mais de 13 mil associados em 60 escritórios em todo o mundo (...) Antes de lançar a Garmin em 1989, Burrell ocupou posições de liderança em empresas de eletrônica marítima e de aviação, incluindo a Lowrance Electronics, King Radio Corporation e AlliedSignal.Ele é amplamente considerado como um dos principais inovadores da aviônica integrada (...) Na Garmin, Gary ampliou sua visão de integração com a família de produtos GNS 430/530, que combina a tecnologia GPS com os sistemas tradicionais de navegação e comunicação da aviação e um mapa de cores em movimento”.

Marcio Dottori