Capotagem na Copa Prada

Atingido por uma rajada de vento, o Patriot saiu de controle e acabou caindo de lado. O acidente provocou dano no casco. Foto: © COR 36 - Studio Borlenghi

Atingido por uma rajada de vento, o Patriot saiu de controle e acabou caindo de lado. O acidente provocou dano no casco. Foto: © COR 36 - Studio Borlenghi

Acidente com

Ac 75

O Patriot, barco da equipe American Magic, do New York Yacht Club, capotou quando liderava o último match race do dia, durante a Copa Prada

O primeiro fim semana de regatas da Copa Prada, seletiva para a Copa América, que acontece em Auckland, Nova Zelândia, começou e terminou com surpresas. A primeira foi a boa forma da Ineos Team UK, equipe inglesa que, depois de um desempenho decepcionante durante a America’s Cup World Series, em dezembro passado, voltou para a raia com fome de vencer e venceu todos os quatro confrontos realizados até hoje.

Ineos x Luna Rossa. Os AC75 chegam a voar a mais de 2 m acima da superfície da água. Foto: © COR 36 - Studio Borlenghi

Ineos x Luna Rossa. Os AC75 chegam a voar a mais de 2 m acima da superfície da água. Foto: © COR 36 - Studio Borlenghi

A última surpresa foi mais um susto: na passagem da última boia do match race contra o Luna Rossa Prada Pirelli, momento em que estava na frente, o Patriot, barco da equipe New York Yacht Club American Magic, capotou. Uma capotagem é sempre algo espetacular, ainda mais se for de um barco de 75 pés, caso dos AC75, classe criada para a disputa da próxima Copa América e da seletiva, a Copa Prada, Quem viu a cena ficou em dúvida: terá sido por causa de uma rajada de vento, falha na manobra ou uma decisão errada do timoneiro Dean Barker?

O dia terminou tenso, com o Patriot até sob risco de naufragar, mas o resgate foi eficiente e ele retornou ao cais em segurança. Confira as informações divulgadas sobre o acidente até o momento:

- O barco saiu de controle quando arribava e caiu de lado

- Houve danos na proa e entrou grande quantidade de água no casco, a ponto de haver ameaça de naufrágio

- Os tripulantes ficaram a salvo

- Além da organização da regata, guarda costeira, bombeiros e mergulhadores, o barco foi socorrido por todas as equipes de apoio dos participantes da Copa Prada e, também, do Emirates Team New Zealand, que assistia à competição no local.

Os AC75 são veleiros extremamente velozes, que voam a alturas de mais de 2 m acima da superfície da água, mas capotam com facilidade. Antes do acidente com o barco do New York Yacht Club American Magic, o Emirates Team New Zealand virou seu barco três vezes, a última delas durante um treino contra o Ineos Team UK, há uma semana.

Assista ao resumo do dia da Copa Prada, com imagens da capotagem (tradução do áudio abaixo):

Tradução do áudio:

“O último dia da Round Robin 2 prometia muita ação, mas poucos esperavam o drama que se desenrolou.

Uma grande mudança no vento para oeste fez a primeira corrida entre Luna Rossa e Ineos ser abandonada quando a dupla começou a volta 3.

O curso foi reiniciado e a batalha recomeçou.

Cada equipe tomou lados opostos do percurso, mas a corrida ficou próxima em cada passagem: apenas 10 segundos entre eles no portão 1; no portão 2, a margem era 7, Luna Rossa estava na liderança. No portão 3, eles estavam lado a lado, mas então veio a mudança:

Ineos liderou por 26 segundos no portão 4, uma vantagem que manteve até o final. Quatro vitórias em quatro partidas.

American Magic contra Luna Rossa Prada Pirelli.

Esta foi uma corrida crucial para os americanos.. No primeiro portão, eles lideraram por apenas 6 segundos. No segundo portão, 13. Depois, 27.

No portão 4, eles tinham uma vantagem de 42 segundos, mas no portão 5, drama.

Seguiu-se uma grande rajada, uma montagem ruim e uma capotagem. Este foi o fim da sua corrida.

Luna Rossa conquistou a vitória. Mas este não foi o fim da história.

Quando o Patriot estava sendo endireitado, flutuava baixo na água, algo não estava certo enquanto a tripulação lutava para mantê-lo à tona.

Foram momentos de ansiedade.

Aos poucos, a equipe e seu apoio foram controlando a situação. A tarefa de hoje era recuperar o barco.

A próxima será voltar à raia.”

Leia mais sobre a Copa Prada e a Copa América na seção Regatas Oficiais e Virtuais.

Regina Hatakeyama